Pedro Oliveira

Convenções definem candidaturas na região sisaleira

Veja como foi a disputa em quatro municípios

O futuro das cidades de Conceição do Coité, Nordestina, Queimadas e Ichu, que integram a região sisaleira, está nos votos dos quase 90 mil eleitores desses quatro municípios que irão depositar nas urnas, no pleito eleitoral de 6 de outubro, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

No menor desses municípios da região, com 6.190 habitantes e 6.115 eleitores, a disputa fica entre o atual prefeito Zé Gonzaga (PSD) que concorre a reeleição e o ex-gestor Carlos Santiago (PCdoB), com quatro mandatos.

Em Ichu (6.115 eleitores) - A convenção que homologará o nome de Zè Gonzaga (PSD), pré-candidato a reeleição, o de Carlos Sérgio Carneiro (PRD) a vice, e dos postulantes a uma cadeira na Câmara, acontece na noite desta segunda-feira (29), no Rancho Sossego, com apoio do Avante, Progressistas e PRD. No sábado (27), foi realizado no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira, a convenção que definiu o nome de Carlos Santiago (PCdoB), candidato a prefeito e do ex-secretário de saúde, Wlly Gás (PcdoB), a vice. O grupo oposicionista recebe apoio do PT, PV e Solidariedade.

Em Coité (54 mil votantes) – historicamente, havia dois grupos políticos denominados azul e vermelho, com o rompimento verificado, o grupo azul está representado por dois candidatos: O ex-prefeito Francisco de Assis (PT) e a ex vice-prefeita Val de Alex (PSD). Mais solido, o que lhe garante uma reconhecida vantagem, o grupo vermelho representado pelo prefeito Marcelo Araújo (União Brasil), que vive sua primeira gestão e pré-candidato a reeleição.

Coité “a rainha do sisal”, já tem um calendário de convenções definida: No dia 2 de agosto, a partir das 19 horas, no ginásio de esportes da cidade, acontecerá a convenção que homologará o nome de Val de Alex (PSD), pré-candidata a prefeita, que terá como pré-candidato a vice, o vereador Betão (PSB).  O PSD tem o apoio do PSB, MDB, PDT e Avante.

No mesmo dia, na AABB, o petista e ex-prefeito por dois mandatos, Francisco de Assis, será oficializado na convenção, candidatura a prefeito, a ex-secretária de educação por oito anos, Perpetua Sampaio, a vice e além dos candidatos a vereadores dos partidos PT, PCdoB e Rede. O ato político promete contar com as presenças dos deputados Afonso Florense (federal) e Osni Cardoso (estadual).

Já no dia 4 de agosto, a partir das 16 horas, se reunirá na Arena Fabilu, o grupo da vermelhada para legitimar na convenção, o nome do prefeito Marcelo Araújo (União Brasil), pré-candidato a reeleição, para um novo mandato. O atual gestor tem como pré-candidato a vice, o vereador Marquinhos de Renato (Solidariedade). A coligação conta ainda, com apoio dos partidos: Republicanos, Progressistas e PL.

Em Nordestina (8 mil eleitores) – Eliete Andrade (PSD), que entrou para a história política do município em 2020 como primeira mulher eleita prefeita, vive o primeiro mandato com boa aprovação popular e pré-candidata à reeleição, para mais quatro anos, tem na vice, o vereador Neguinho (PSD), o mais votado no pleito passado com quase 800 votos. A convenção que oficializará os nomes de Eliete, do vice e dos candidatos a vereadores no dia 3 de agosto, na Pousada Cajueiro, tem os seguintes partidos: PSD, PT, PDT e PL.

Em Queimadas (18 mil votantes) – dois candidatos disputaram os votos dos 18 mil eleitores do município. A convenção que homologará o nome do pré-candidato da oposição, Ricardo do Supermercado (PSD), a prefeito e do bioquímico André Cayres (PSDB) a vice e dos pleiteantes a uma cadeira na Câmara, acontecerá no dia 3 de agosto, a partir das 18 horas, no Recanto das Arvores e recebe apoio do PSDB e PSB. Já o candidato da situação, Paulo Sergio Brandão (PT), que já administrou o município por duas oportunidades, mesmo não tendo sido eleito em nenhuma delas – recorrendo à justiça -, tem o empresário Cesar Oliveira (MDB), como pré-candidato a vice. A convenção será realizada no mesmo dia (3), no Colégio Sonia Silva.