Cidade

Escola de Salvador recebe adido cultural e escritora angolana

Eles estarão na Land School Federação para discutirem práticas antibullying

Foto: Divulgação

Luandino Carvalho e Grace Medeiros Araújo

A Land School Federação, escola bilíngue premium e extensão da Gurilândia Schools, que integra o Inspired Education Group, receberá na quinta-feira (23 de maio), às 10h, Luandino Carvalho, adido cultural da Embaixada de Angola no Brasil e diretor da Casa de Angola na Bahia, e Grace Medeiros Araújo, autora dos livros “Nzinga, A Rainha Angolana” e “Determinação: A minha história com o bullying”, escritos quando ela tinha 11 e 14 anos de idade, respectivamente.

Atualmente, a jovem angolana de 15 anos tem vários hobbies, sendo o principal deles a leitura. A sua inspiração vem de seus pais, que costumavam ler livros com frequência durante a noite para ela.  “Me apaixonei pela literatura e isso contribuiu muito para melhorar as minhas habilidades de leitura e escrita. Além disso, considero-me uma pessoa internacional, porque sou angolana, santomense, americana e portuguesa. Isso tem me permitido  viajar muito, conhecer novas pessoas, países, costumes e histórias”, afirmou Otchaly,  pseudônimo de Grace.

Entre os principais objetivos da ocasião especial está a discussão sobre a relevância de práticas antibullying no ambiente escolar. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), 40% dos alunos brasileiros relataram ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já terem sofrido bullying.

Também será uma oportunidade ímpar de homenagear e celebrar antecipadamente o Dia da África, comemorado anualmente no Brasil em 25 de maio.

Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e remete à uma profunda reflexão sobre o papel do continente como berço do mundo, as conquistas e direitos que precisam ser ampliados e consolidados, sempre procurando compreender e enaltecer toda a contribuição e representatividade do povo negro, de forma empoderadora, por meio de suas riquezas culturais e vivências.

“Esse será realmente um dia memorável e muito nos agrada recepcionar pessoas que são verdadeiras referências na cultura angolana, que é inclusive secular no Brasil. Além disso, no tocante à discussão antibullying, nossa proposta de ensino tem um forte compromisso com a formação ética dos alunos, pois buscamos formar agentes de mudança, comprometidos com a transformação social”, concluiu Graciela Coracini, diretora da Land School Federação.