Palco

Peça mostra trajetória de Filipa de Souza (condenada pela inquisição)

O texto foi escrito por Camila Guilera e Elisa Mendes

A Panacéia traz para o palco do Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º o espetáculo Filipa, retratando a trajetória de Filipa de Souza, condenada pela Inquisição na Bahia, acusada de “sodomia”.

Filipa, segundo documentação histórica, assumiu ter ase relacionado, afetiva e sexualmente, com diversas mulheres, tendo sido, por esse motivo, humilhada, açoitada publicamente e degredada.

O texto da peça foi escrito por Camila Guilera e Elisa Mendes, que também ocupam as funções de atriz e diretora, respectivamente.

Camila Guilera, que dá vida à personagem, explicou que nada se sabe sobre o paradeiro de Filipa após ser expulsa de Salvador. "Por isso, escolhemos o teatro para recriar a vida dessa personagem que tanto nos instiga, dando vazão a seus anseios e pensamentos”, disse. 

Na encenação, a personagem, ao revisitar o seu período entre a prisão, sentença de humilhação, açoite público e degredo, defende que não tem do que se arrepender.

O  espetáculo fica em cartaz nos dias 10 e 11 de maio, às 19h e 16h, respectivamente, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Os ingressos podem ser retirados no local a partir de uma hora antes do início das apresentações ou antecipadamente através do sympla.

A sessão do dia 11 contará com tradução em libras.

Anote

Datas:
-- Sexta-feira, 10 de maio  às 19h
-- Sábado, 11 de maio às 16h
Local: Espaço Cultural Boca de Brasa, no Subúrbio 360°
Entrada: Gratuita