Pedro Oliveira

Livro conta história de Coité com fotos

O livro, com 330 páginas, conta com um acervo fotográfico de 1.693 imagens

Vários personagens prestigiaram o lançamento do livro Coité em Fotos que aconteceu no dia 6 deste mês, no sítio Maracangalha, as margens da BA-409, sentido Conceição do Coité a cidade de Serrinha. A obra literária do escritor coiteense Roberto Pinto Lopes, é resultado de anos de trabalho, pesquisa e dedicação.

O livro, com 330 páginas, conta com um acervo fotográfico de 1.693 imagens, e para o escritor, lidar com fatos históricos e remontar a história das últimas seis décadas da cidade não foi tarefa fácil. “É uma montagem iconográfica do material adquirido nos últimos 60 anos, de 1963 a 2023, junto a amigos e colecionadores”, comenta Lopes.

Feliz por contribuir com a história da cidade, o escritor de Coité em Fotos, traz para os leitores, um livro com design e formatação de qualidade, mesclando textos e imagens de forma a dar uma leveza à leitura. Ao decorrer das páginas pode-se ver imagens raras da cidade, como a Praça de Matriz (1963), Rua João Benevides (1960), Mercado Municipal e Abrigo Marajoara (1970), antiga prefeitura (1968) - hoje fonte luminosa, Escola Antônio Bahia (primeira da cidade) e Estação Ferroviária de Salgadália, além de imagens atuais de uma Coité moderna e prospera. O escritor aborda ainda, a cultura do sisal, conhecida como o “ouro verde” da região.

Nesse trabalho, Roberto Lopes registra também, personalidades que marcaram historias no município, como o ex-prefeito Theognes Calixto, Valter Pinto, Oldajan Carneiro, Neca Rios, Deda Ramos, Genésio Boaventura, Professor Sizenando, Eurico Sampaio, João Paulo Fragoso, Ewerton Rios de Araújo, Hamilton Rios, Doutor Pinheiro, entre outros.

Os lendários: Pai Bico, João Fú, Tudinho Curador, Antônio Pinto (alfaiate), Lindaura Couto, Louri da Venda, Gustavo da Luz, Xuxu (garçom), Djalma Pereira Lana, um dos melhores chefes de cozinha desta parte da Bahia, recém falecido.  

O livro cataloga também, as atividades culturais, como o desfile cívico de 7 de setembro, micaretas, bailes de clubes, bandas musicais e cantores da terra. Fala de mulheres guerreiras, encontro sociais, comércio, indústria, serviços, instituições financeiras, politica, esporte, religião, espiritismo, templos católicos, evangélicos, de educação e de infraestrutura da cidade. Entre outros temas.

Também são homenageados o repórter Pedro Oliveira pelos 21 anos de Tribuna da Bahia e quase duas décadas de colunista do site Leiamaisba.com.br de Salvador e o jornalista Vitor Pinto da Band TV e colunista da TB, entre outros profissionais da comunicação. Roberto Pinto Lopes, cursou ginasial, fez jornais, revistas, livros, seminários, campanha educativas e ainda escreve crônicas semanais nas redes sociais desde 2014. O livro Coité em Fotos, custa R$ 150 e pode ser encontrado na Banca Cultural e em casas comerciais da cidade.