Brasil

Beatificação de jovem catarinense avança com fim da fase diocesana

Ele morreu no dia 20 de março de 2008 (uma Quinta-Feira Santa), aos 28 anos de idade

Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Câmara

O processo de canonização do jovem catarinense Marcelo Henrique Câmara avança no sábado (6 de abril), com a solenidade de encerramento da Fase Arquidiocesana da causa, às 16h, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, em Florianópolis.

Jovem, leigo, estudante de Direito, professor e promotor de justiça, morreu no dia 20 de março de 2008 (uma Quinta-Feira Santa), aos 28 anos de idade, vítima de leucemia.

Após conversão num retiro promovido pelo Movimento de Emaús, participava da vida paroquial no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Ingleses, no norte da Ilha, onde era catequista de adultos e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

Dedicou-se aos estudos e pesquisas no curso de Direito e, depois, no ensino, como professor titular no IES e professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina, tornando-se promotor de justiça, cargo que exerceu por um ano.

Causa de beatificação

O arcebispo, Dom Wilson Jönck, scj, recebeu o libelo de súplica (supplex libellus), com o pedido de abertura do processo de beatificação no dia 25 de novembro de 2018, na Catedral de Florianópolis, pelas mãos do postulador da causa, padre Vitor Galdino Feller.

A partir do recebimento do Nihil Obstat (nada contra), o arcebispo de Florianópolis conduziu a abertura do processo arquidiocesano no dia 8 de março de 2020, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na paróquia do bairro de Ingleses, na capital.

No dia 6 de abril de 2024, o Tribunal Arquidiocesano foi encerrado e iniciada a fase romana do processo, junto do Dicastério para as Causas dos Santos.

Quando o Vaticano reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus, ele ganha o título de venerável. O passo seguinte é comprovar a realização de um milagre, através de um parecer a ser enviado ao papa. Em seguida o papa beatifica o venerável, que ganha o título de beato.

Após a realização de um segundo milagre ser comprovada, o papa canoniza o beato, que ganha o título de santo. Não há prazo mínimo ou máximo para cada etapa do processo.

A biografia do jovem foi escrita pela vice-postuladora da causa, Maria Zoê Bellani Lyra Espindola, sob o título “No Caminho da Santidade: a vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça”. O livro pode ser adquirido no site das Livrarias Saraiva (e-book) e na livraria da Catedral, em Florianópolis.