Esportes

Basquete: São Paulo luta pelo bi das Américas mas é batido na estreia

Tricolor encarou o Quimsa, na Argentina, pelo Grupo B

Foto: São Paulo
Basquete Tricolor é superado pelo Quimsa

Campeão da Champions League das Américas de Basquete (BCLA, na sigla em inglês) na temporada 2021/22, o São Paulo iniciou com derrota  a busca pelo bicampeonato, nesse sábado (16 de dezembro). 

No ginásio Ciudad, na Argentina, o Basquete Tricolor foi superado pelo Quimsa por 112 a 65. Os destaques da partida foram Tyrone (16 pontos, 1 rebote e 3 assistências), Bennett (11 pontos, 4 rebotes e 2 assistências) e Faverani (10 pontos e 5 rebotes). 

A equipe são-paulina está com três desfalques para essa primeira janela do campeonato: o ala Betinho, o pivô Ansaloni e o armador Coelho. Os três atletas tiveram uma lesão muscular no posterior da coxa direita. 

O time argentino iniciou o primeiro quarto na frente por 24 a 12.O segundo quarto foi bastante equilibrado, terminando empatado por 24 a 24.  

Com poucos atletas para rotacionar o time, o São Paulo perdeu intensidade no terceiro quarto e o adversário abriu boa vantagem no placar, fazendo 39 a 10. O último quarto finalizou 25 a 19, para o Quimsa.

Neste domingo (17), o Tricolor faz sua segunda partida pela BCLA. A disputa será contra o Nacional, às 20h40, no ginásio Ciudad, em Santiago del Estero - Argentina.

Na primeira fase, os 12 participantes da competição estão divididos em quatro chaves, com três times. Os dois primeiros se classificam às quartas de final. São três turnos em que as equipes jogam entre si, cada um disputado na sede de um dos integrantes do grupo.

No do São Paulo, a primeira janela - que segue até segunda-feira (18) - será toda em Santiago del Estero, no Ginásio Ciudad Quimsa. A segunda (de 17 a 19 de janeiro de 2024), será em Montevidéu, capital uruguaia. Por fim, a terceira, entre 10 e 12 de fevereiro, está marcada para o Ginásio do Morumbi, casa são-paulina.

Os outros dois representantes do basquete brasileiro na BCLA já encerraram a participação nesta primeira janela. Atual campeão, o Sesi Franca foi o anfitrião dos jogos do turno inicial do Grupo D. Na última sexta-feira (15), a equipe paulista derrotou o Obras Sanitarias, da Argentina, por 94 a 87, no Pedrocão, em Franca (SP). O ala/pivô Lucas Dias foi o destaque da vitória francana, com 15 pontos e 13 rebotes.

O Franca lidera a chave com duas vitórias e quatro pontos, seguido pelo Obras, com um triunfo e uma derrota (três pontos). O lanterna é o Universidad de Concepción, do Chile, com dois revézes (dois pontos). Os chilenos receberão os confrontos do próximo turno, no Ginásio Casa del Deporte, na cidade de Concepción, entre 20 e 22 de janeiro.

O Flamengo, assim como o Franca, sediou as partidas da primeira janela do Grupo C. O Rubro-Negro, porém, não teve a mesma sorte do rival paulista. Na sexta, o time carioca foi superado pelo Boca Juniors, da Argentina, por 80 a 62, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O ala Didi Louzada, com 16 pontos, foi o principal nome ofensivo da equipe brasileira, campeã da BCLA em 2020.

Além do Boca, o Hebraica Macabi, do Uruguai, também faz parte do Grupo C. Os três clubes encerraram o primeiro turno com uma vitória, uma derrota e três pontos. Os argentinos encabeçam a chave pelo saldo de cestas, seguidos por uruguaios e brasileiros. A próxima janela, entre 17 e 19 de janeiro, terá mando do Hebraica.

A BCLA é disputada desde a temporada 2019/2020, em substituição à Liga das Américas. O Brasil teve o campeão das três últimas edições.