Política

Lula pede apoio a Israel para retirar mais brasileiros da Faixa de Gaza

32 brasileiros e parentes já deixaram a Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na noite dessa quinta-feira (16 de novembro), com seu homólogo de Israel, Isaac Herzog, a quem "agradeceu" pela "libertação" dos 32 brasileiros em Gaza e anunciou que está elaborando uma nova relação de pessoas para serem repatriadas.

O petista "informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e seus parentes palestinos e manifestou certeza de que continuará a ter o apoio do governo de Israel", diz uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Por sua vez, o mandatário israelense disse que "serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez", acrescentou o texto.

Lula e Herzog, que estava junto com sua esposa que fala português, dialogaram durante 40 minutos. Recentemente, eles já haviam se comunicado para tratar a saída de brasileiros do sul da Faixa de Gaza, que aconteceu na semana passada através de Rafah, na fronteira com o Egito.

Por fim, o presidente brasileiro "repudiou os atos de antissemitismo" e disse estar convencido da importância da "solução dos dois Estados com Israel e Palestina vivendo lado a lado".

Já Herzog pediu para Lula "reforçar o apelo" para a libertação dos "reféns sequestrados por Hamas".