Moradora do Córrego do Genipapo, na Zona Norte de Recife, a estudante Maria Isabel Silva, de 19 anos, chegou ao bloco B da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) às 7h deste domingo (5 de novembro). "Sai de casa às 5h para pegar um ônibus. Estou com a expectativa de tirar uma boa pontuação. Quero fazer faculdade de direito ou biologia", acrescenta.
Os portões ficam abertos para ingresso dos candidatos entre 12h e 13h, com início das provas marcado para acontecer às 13h30.
"Passei a semana inteira ansiosa para fazer a prova e sempre me atraso para as coisas. Por isso, ficou todo mundo em casa me falando para vir logo", conta Isabel.
Os participantes resolverão 90 questões, sendo 45 de Ciências Humanas e outras 45 de Linguagens, além de uma redação. A prova inicia às 13h30 e tem duração de 5h50, finalizando às 19h.
No próximo dia 12 de novembro, os candidatos responderão a mais 90 quesitos, sendo 45 de matemática e outros 45 de Ciências da Natureza. A prova será aplicada das 13h30 às 18h30.
Ao todo, 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para fazer as provas em 1.750 municípios, nas 27 unidades da federação.
O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas também podem ser utilizadas para a obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.