Política

Central de Movimentos Populares abre congresso em Salvador

Esta é a primeira vez que o congresso é realizado em uma cidade do Nordeste

Foto: Fernando Vivas
Abertura do congresso, em Salvador

O VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares (CPM), evento que celebra os 30 anos da entidade, foi aberto em Salvador na noite dessa quinta-feira (26 de outubro).

O encontro ocorre até domingo (29), no Hotel Fiesta.

O tema desta edição é “30 anos de lutas e resistência” e reúne lideranças nacionais de movimentos populares, que lutam por causas sociais relacionadas ao combate à desigualdade social, à fome, pela saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar, participação popular, dentre outros.

Presente na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues considerou os movimentos sociais importantes para a garantia da democracia e igualdade social. Segundo ele, é preciso comemorar a resistência dos movimentos populares, principalmente agora no processo de reconstrução do Brasil. “É com unidade, através da luta pela terra, habitação, educação de qualidade, democracia,  liberdade e inclusão, que as mudanças são possíveis. Os movimentos populares ajudam a construir a história do país“, disse.

A Central de Movimentos Populares (CMP) está presente em 19 estados brasileiros e congrega diversos movimentos populares urbanos.

O coordenador-geral da CMP, Raimundo Bonfim, destaca as conquistas da CMP em 30 anos. “Não fizemos outra coisa se não ajudar a construir o Brasil e garantir os direitos do povo brasileiro”, afirmou Raimundo Bonfim.

Para os próximos dias, estão programados debates, aprovação de moções e eleição da nova direção nacional e da coordenação-geral, além de apresentações culturais.

O objetivo da Central é articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral, como forma de superar a fragmentação existente entre os movimentos populares e se constituir enquanto instrumento de representação junto a outros setores organizados da sociedade, com vistas à articulação de lutas em defesa dos direitos, das políticas públicas e da participação popular.