O macarrão está presente em 99,3% das mesas dos brasileiros.
Por ser tão popular, o ingrediente tem até um dia para chamar de seu: em 25 de Outubro é celebrado o Dia Mundial do Macarrão.
Reconhecido como uma iguaria versátil, saborosa e de fácil preparo, este prato possui uma história cheia de curiosidades e marcos.
A Fortaleza, marca cearense de massas e biscoitos da M. Dias Branco, reuniu 5 curiosidades sobre o prato e 2 receitas.
1 – Origem do macarrão - O macarrão teve sua origem na China e não na Itália, onde se tornou referência da gastronomia do país.
2 – Fazendo jus à fama - De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados de 2019, os italianos consomem mais de 25kg de macarrão por ano, quase 20kg a mais que os brasileiros, que consomem 6 kg anualmente.
3 – Muita versatilidade - Acredita-se que, atualmente, existem mais de 600 variedades de receitas e preparos do macarrão.
4 – O que está na embalagem é lei - O tempo de preparo do macarrão deve ser seguido conforme o que consta na embalagem. Isso porque, cada tipo de massa possui cozimentos diferentes e necessitam de mais ou menos tempo na água.
5 – Termine de cozinhar o macarrão junto ao molho - A massa verdadeiramente italiana é finalizada junto ao molho. Isto é, faltando 1 minuto para finalizar o cozimento do seu macarrão, coloque-o junto ao molho de sua preferência e finalize nesta panela.
Agora que você conhece curiosidades incríveis sobre um dos pratos mais versáteis do mundo, que tal colocar a mão na massa e preparar uma entrada e um prato principal com o ingrediente?
Aprenda a fazer Cestinhas de Lasanha, que podem ser recheadas com mix de folhas e especiarias, perfeitas para abrir o seu almoço ou jantar em família.
Para a estrela principal, prepare Ninho ao Forno, uma receita assada que fica saborosa e é sinônimo de muito sabor e cremosidade.
Cestinhas de Lasanha
Tempo de Preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
-- 1/2 pacote de lasanha pré-cozida
-- 250g de Ricota fresca
-- 1 colher de azeite de oliva
-- ½ Cebola
-- 2 dentes de alho
-- 3 xícaras de folhas de espinafre
-- ½ Caixa de creme de leite
-- Pimenta-do-reino, a gosto
-- Sal a gosto
Modo de Preparo:
1 - Cozinhe as folhas de espinafre em água fervente. Escorra, esprema todo o excesso de água e pique. Reserve.
2 - Solte a ricota, amassando com um garfo ou passando por uma peneira. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho picados em cubos pequenos. Acrescente as folhas de espinafre e refogue. Adicione a ricota e misture. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando para agregar todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
3 - Numa panela de boca larga, leve 3 xícaras de água para ferver. Uma por vez, passe as folhas de lasanha pela água fervente por 1 minuto ou até que estejam maleáveis. Coloque a massa sobre uma forminha de muffin ou empada, pressionando o fundo, de forma que se forme uma cestinha. Coloque o recheio preparado no centro da cestinha. Faça um de cada vez.
4 - Regue com azeite de oliva e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 35 minutos ou até que as cestinhas estejam levemente douradas.
Cestinhas de lasanha
Foto: M. Dias Branco
Ninho ao Forno
Tempo de Preparo: 45 minutos
?Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
-- 1/2 pacote de Ninho Sêmola
-- 2 xícaras de molho de tomate
-- 1 xícara água fervente
-- 1 xícara requeijão cremoso
-- 200 g de peito de peru defumado
-- Pimenta-do-reino, a gosto
-- Noz-moscada a gosto
-- Sal a gosto
Modo de Preparo:
1 - Misture o molho de tomate com a água fervente. Ponha metade desse molho no fundo de um refratário. Por cima, coloque os ninhos Fortaleza.
2 - Misture o requeijão com o peito de peru defumado e previamente picado. Tempere a seu gosto. Disponha este recheio no centro de cada ninho.
3 - Regue com o restante do molho de forma que o molho cubra os ninhos pelo menos até a metade. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido por mais ou menos 30 minutos.
Ninho ao forno
Foto: M. Dias Branco