Palco

Espaço Cultural da Barroquinha recebe a "Ópera dos Terreiros"

A peça será filmada por três cineastas, para ser exibida em 2024 em uma TV francesa

Foto: Mario Quadros | Divulgação
Espetáculo conta uma história de amor proibido

A ocupação artística "Salvador em Ópera" vem ocupando seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), envolvendo, também, a realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”; apresentações da “Ópera dos Terreiros”, de Aldo Brizzi e Jorge Portugal; do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura; de cinco oficinas ministradas por nomes da ópera internacional. 

Um desses locais, o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, será palco da “Ópera dos Terreiros”, espetáculo que conta uma história de amor proibido – como Romeu e Julieta – entre um negro banto e uma negra nagô que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil.

A atividade será apresentada a partir de sexta-feira (20 de outubro) até o dia 25, sempre às 19h.

A peça será filmada por três cineastas, para ser exibida em 2024 em uma TV francesa.

Na terça-feira (24), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), também no Centro, será realizado o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, às 15h30, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura.

No dia seguinte (25), às 10h, será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que chega à quarta edição e acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de Janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operísticas para fora do eixo tradicional do país.   

As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão, nos dias 23 e 24 de outubro, oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico. A programação completa e inscrições para as oficinas podem ser conferidas no site do NOP, no endereço nopbahia.wixsite.com/nop-ba.