Palco

'Ensaio sobre morrer' tem apresentação gratuita no Goethe

O espetáculo está em turnê internacional há quatro anos

Foto: Divulgação
O ator e diretor Boris Nikitin

Com uma duração de 55 minutos, “Ensaio sobre o morrer” entrelaça momentos da vida do ator suiço Boris Nikitin, desde o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) de seu pai, que considera realizar um suicidio assistido, até a revelação da sua orientação sexual há 25 anos.

O espetáculo reflete de muitas maneiras sobre temas relacionados ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A peça convida o público a debater sobre a importância de conversas abertas e conscientização sobre a saúde mental e o suicídio.

Após a apresentação do dia 14 de setembro, haverá um bate-papo sobre o tema "Suicídio Assistido", com a presença de dois professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Elisa Villas-Bôas, professora universitária e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFBA, e Daniel Tourinho Peres, professor de Filosofia e pesquisador correspondente do Núcleo Direito e Democracia, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Boris Nikitin, diretor de teatro, autor e curador do festival "It's The Real Thing - Basel Documentary Platform", nasceu na Basiléia, Suíça. Suas produções exploram identidade, realidade e a intersecção entre teatro, performance, documentário e propaganda.

Nikitin aborda a relação entre arte e doença em suas recentes criações. Recebeu prêmios como o J.M.R. Lenz Drama Prize em 2017 e o Prêmio Suíço de Teatro em 2020.

Anote

Espetáculo Teatral "Ensaio sobre o morrer", por Boris Nikitin
Data: 
14 e 15 de Setembro
Horário: 19h
Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Duração: 55 minutos
Ingresso: Gratuito, no Sypmpla