O vereador e jurista Edvaldo Brito (PSD) aprovou requerimento pedindo esclarecimentos ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, sobre a participação dos representantes da Bahia no desfile comemorativo da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, em Brasília.
Em julho de 2019, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei apresentado por Brito que determinava à capital baiana enviar anualmente uma delegação para participar do Desfile da Pátria, destacando os heróis do 2 de Julho João das Botas, Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa, que estão com seus nomes no Livro dos Heróis Nacionais, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na capital federal.
Dois meses depois o PL foi transformado na Lei 9.483/2019. Em seguida veio a pandemia e o desfile foi suspenso nos dois anos seguintes. Mas, a capital baiana jamais cumpriu esta Lei, o que fez com que Brito pedisse os esclarecimentos ao Executivo.
“O Brasil precisa conhecer cada vez mais os heróis baianos e a nossa luta no 2 de Julho para consolidar a independência do Brasil, evitando o esfacelamento da nação em diversos países, como ocorreu com a América espanhola. É preciso urgência para determinar as providências para garantir a participação dos baianos no desfile da próxima quinta-feira.”
Fanfarras em Salvador
Os estudantes integrantes de nove bandas e fanfarras de unidades escolares da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (1º), no Centro Educacional Carneiro Ribeiro Classe II, em Salvador, da décima edição do Intercolegial de Bandas e Fanfarras da Rede Estadual de Ensino. A atividade serve como uma preparação para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. O dia foi marcado por um desfile pelas ruas do entorno do colégio e por apresentações das fanfarras na quadra do colégio, com a presença de jurados.
Nesta edição, participaram as fanfarras dos colégios estaduais Navarro de Brito, Abílio Cesar Borges, Desembargador Pedro Ribeiro, Carlos Alberto Cerqueira, Rubén Darío, Raul Sá, Dinah Gonçalves, Nogueira Passos e Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II, além da Escola Municipal Edvaldo Boa Ventura, de Lauro de Freitas
Esta é a primeira vez que a estudante Kaillane Simões,15, 7º ano, do Colégio Estadual Abílio César Borges, participa do intercolegial. Ela atua como comandante-mor, que é responsável por conduzir o corpo musical da banda escolar. “Estreei, este ano, na fanfarra e estou gostando bastante de participar. Se eu pudesse, ensaiava todos os dias. Através da fanfarra, venho me desenvolvendo cada vez mais na escola”, contou
O estudante Pablo Michel Silva, 22, que faz o curso técnico em Administração, no Colégio Estadual Rubén Darío e toca tuba, instrumento de sopro, na fanfarra, já é um veterano nas etapas do intercolegial. “É muito bom poder participar de uma competição com fanfarras de outras escolas e poder mostrar o nosso talento através dos instrumentos musicais”, comentou.
Na contagem regressiva para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, outras unidades escolares da rede estadual intensificam os ensaios das fanfarras. Neste ano, dez escolas participarão do desfile na capital baiana, que contará com o envolvimento de, aproximadamente, 600 estudantes nas fanfarras. Já no interior, 74 escolas irão participar das festividades cívicas, em 44 municípios, como Entre Rios, Retirolândia e Conceição de Coité.
Confira os horários dos ensaios:
Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Brito (CEEP)
-- Segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h.
Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus
-- Segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h e aos sábados, das 14h às 18h.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
-- Terça e sexta-feira, das 11h30 às 13h.
Colégio Estadual Polivalente San Diego
-- De segunda a sábado, das 17h às 19h.
Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro
-- Quartas e sábados, das 11h30 às 13h30.
Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques
-- Segunda, quarta e sexta, das 17h30 às 19h.
Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II
-- Segunda, quarta e sexta, das 12h30 às 17h.
Colégio Estadual Kleber Pacheco
-- Quarta e sexta, das 16h às 18h
Colégio Estadual Azevedo Fernandes
-- Segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h30
Colégio Estadual Raphael Serravalle
-- Quintas e sexta, das 11h50 às 14h e aos sábados, das 13h30 às 18h.