Palco

Sesc em Salvador e Feira recebe apresentações do Palco Giratório 

Espetáculos A Invenção do Nordeste e Ninho fazem parte da programação de setembro  

Foto: Flaviana OX
Espetáculo Ninho

Um dos mais importantes projetos de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas do país, o Palco Giratório, traz para Salvador e Feira de Santana, grupos de teatro, dança e circo de diversos estados brasileiros. De 08 a 20 de setembro, o Teatro Sesc Casa do Comércio e o Centro Cultural Sesc Feira de Santana serão palcos de espetáculos nacionais e locais, como “A Invenção do Nordeste”, “Ninho”, “Memórias Imaginadas das Terras Por Onde Andei” e “O Caminho dos Mascates”. 

A programação também conta com o Pensamento Giratório, formado por debates antes ou após os espetáculos, com objetivo de construir um local seguro e sincero de compartilhamento entre artistas, coletivos e público. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria do Teatro, de terça a domingo, das 13h às 19h (ou até o horário de início do espetáculo, conforme disponibilidade). 

“É uma alegria muito grande retomar o projeto em formato presencial em 2023, após o período da pandemia, no qual as atividades ocorreram em formato online. O Palco Giratório, que comemora 25 anos, se reafirma como importante iniciativa de difusão da produção de teatro, dança e circo, demonstrando em sua programação a força e a diversidade das artes cênicas no país”, afirma Patrícia Figueiredo, Analista de Cultura do Sesc. 

Fundado pelo Grupo Carmin, no Rio Grande do Norte, “A Invenção do Nordeste” aborda o surgimento e a trajetória histórica da região nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. O espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo, entre outros. 

Oriundo do Tocantins, “Ninho” é um espetáculo de dança contemporânea brasileira, do grupo Liu Moreira, resultado da pesquisa da intérprete junto as matrizes indígenas e africanas presentes em sua ancestralidade familiar feminina. É um convite a (re)habitar o corpo feminino que regressa para casa.  

Nos meses de outubro e novembro serão realizadas mais apresentações em Salvador, no Teatro Sesc Casa do Comércio e Teatro Sesc-Senac Pelourinho, e em Feira de Santana, na Unidade Feira Centro. 

Palco Giratório 

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros desde 1998. 

Além de apresentações para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.

Os espetáculos selecionados pela curadoria coletiva com técnicos do Sesc de diversas regiões do país têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. 

Confira a programação de setembro do Palco Giratório

Salvador - Teatro Sesc Casa do Comércio 

-- 08/09, 19h – Apresentação do espetáculo local O Caminho dos Mascates (BA) + Pensamento Giratório: Sobrevivendo em um Nordeste Inventado - com Grupo Carmin (RN) e Coletivo Duo (BA) - Mediação: Daniel Arcades (BA) 

-- 09/09, 20h - Apresentação do espetáculo nacional A Invenção do Nordeste (RN) 

-- 15/09, 19h - Apresentação do espetáculo local Memórias Imaginadas das Terras Por Onde Andei + Pensamento giratório: Mulher-pássaro – a mulher e seu ninho ancestral, com Liu Moreira (TO) e Dani de Iracema (BA). Mediação: Edeise Gomes (BA) 

-- 16/09, 20h - Apresentação do espetáculo nacional Ninho (TO) 

Feira de Santana – Centro Cultural Sesc Feira de Santana 

-- 12/09, 19h - Pensamento giratório - Tema: Carmin: 16 anos sobrevivendo em um Nordeste Inventado - Grupo Carmin (RN) 

-- 13/09, 19h - Apresentação do espetáculo nacional A Invenção do Nordeste (RN) 

-- 19/09, 19h - Pensamento giratório - Mulher-pássaro – a mulher e seu ninho ancestral - com Liu Moreira (TO) – 

-- 20/09, 19h - Apresentação do espetáculo nacional Ninho (TO)