Com cerca de 265 competidores, erá realizada no sábado (2 de setembro), em Salvador, das 8 às 17 horas, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A seletiva é classificatória para a Competição Brasileira de Robótica (CBR), que este ano também será realizada na Bahia, no mês de outubro.
A OBR é a maior competição de robótica realizada no estado. Na edição 2023 são 75 equipes inscritas, de 13 cidades baianas. Participam escolas públicas (6), particulares (17), grupos de garagem (6) e do Instituto Federal da Bahia (5), dentre elas, 6 equipes da Escola SESI.
A competição de robôs será realizada na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, em Salvador. Patrocinador e operador regional da OBR, o SESI é responsável também pela realização anual do Festival SESI Regional da Robótica há mais de 15 anos. Na Escola SESI, a robótica educacional é uma das ferramentas de aprendizagem e estímulo à ciência e tecnologia adotadas pela rede, presente em todo o estado.
Premiações
A etapa seletiva definirá as três equipes de cada categoria que vão para o nacional. A OBR tem dois níveis: o N1, para estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e o N2, para competidores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico.
Além dos prêmios pricipais, serão concedidos oito prêmios nas categorias Melhor Escola Pública, Melhor Escola Particular, Robustez, Inovação. Design, Dedicação, Programação e Maker.
De acordo com Fernando Didier, coordenador de robótica educacional do SESI Bahia e responsável pela organização da OBR, a ideia de oferecer as premiações extras é uma forma de “reconhecer as habilidades dos estudantes e o desempenho técnico das equipes na concepção dos robôs”.
Além das disputas de robôs, a OBR Bahia vai reunir algumas atividades paralelas. A mais esperada, sem dúvida, é a arena estilizada que está sendo produzida pelos estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) do Colégio Central, a convite da organização do evento. Confira todas as atrações paralelas do evento:
Os estudantes da CJCC estão confeccionando réplicas de monumentos e objetos de arte de Salvador para compor o percurso de desafios que um robô estilizado como um Trio Elétrico terá que cumprir. “Buscamos com isso reforçar a nossa baianidade e mostrar que uma competição de robôs construídos com sucatas e circuitos também pode explorar elementos criativos e assim deixar uma marca diferenciada da etapa baiana desta competição nacional”, explica Didier.
Os organizadores da Competição Brasileira de Robótica (CBR), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), terão um estande para divulgar a competição Nacional, que será realizada em outubro, na Bahia. O evento, que vai reunir mais de 16 tipos de competições de robôs, entre outras atrações, também conta com o apoio do SESI Bahia na organização e como um dos patrocinadores principais.
Um dos estandes também apresentará ao público outra modalidade de robótica que o SESI opera, a FIRST Lego League, que também prevê etapas regionais, nacional e internacional. É uma oportunidade também para educadores, técnicos e estudantes conhecerem esta modalidade de competição.
Anote
Olimpíada Brasileira de Robótica
Data e horário 2/9/2023, das 8 às 17h
Local: Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Retiro, Salvador, Bahia