CTRL+Z chega com uma proposta inovadora de apresentações circenses no estado de São Paulo, até 3 de maio. O projeto propõe a montagem de um espetáculo mesclando circo e tecnologia por meio de performance: uma fusão e aprofundamento de movimentos corporais, claves, danças e objetos com efeitos tecnológicos, recursos em vídeos com criações 2D, 3D, filtros, etc. As apresentações representam essa imersão e absorção da tecnologia na vida do multiartista por trás do projeto: Mauro Cosenza. A base do espetáculo traz uma estrutura moderna com a criação de um cenário interativo, um cubo branco com mobilidade que servirá de suporte para projeções e jogos cênicos do artista.
Serão 7 apresentações realizadas em espaços culturais do estado de São Paulo, nos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo, Santo André e São Caetano. Além disso, serão realizadas 5 lives na página do Instagram do projeto com temáticas de direção cênica e tecnologia, sonoplastia, criação digital e produção cultural.
Mauro Cosenza, multiartista, ao enfrentar o momento mundial de paralisação, devido a pandemia da Covid-19, como todos, foi em busca de diferentes maneiras de se relacionar por meio da tecnologia, uma realidade que não era nova mas trouxe muitas descobertas. Traçou uma linha entre suas relações ancestrais, pesquisas cênicas, performance, ferramentas e softwares recriando a origem de seu mundo, e criando então, a proposta do espetáculo CRTL + Z.
A dramaturgia é baseada nas mitologias do Candomblé e sua relação com o tempo. Para compor a ficha técnica foi convidado o dramaturgo e diretor Alisson Araújo. Já a produção tecnológica-musical-digital-ao vivo é assinada por Chico Toledo e Thiago Capella Zanotta,este que também ajuda na programação, no cenário e figurinos de Rafaela dos Santos sob a Direção de produção de Giselle Tressi e produção executiva de Tatiana Ferraretto.
“O projeto começou como algo para eu me divertir. Ao longo da pandemia, quando não se podia mais ser adulto, voltei alguns passos para trás, conectei com a brincadeira. Eu não podia subir no palco, que é minha grande paixão, então me joguei no mundo audiovisual. Estudei conceitos básicos de design gráfico e descobri a arte digital. Então decidi criar o CTRL+Z, que une essas duas grandes paixões - o circo, uma paixão da vida toda, e o digital que descobri nesse período de reclusão”, comenta Mauro.
Sinopse
Exu/Aluvaia encontra Ogun/Nkosi e juntos eles decidem criar um Ser que terá uma parte de cada um deles. Para gerá-lo eles decidem criar um cubo mágico e lançam no Tempo, para que ele possa ser constituído. Porém, o Tempo tem suas próprias vontades e faz este Ser brotar de dentro do cubo. Neste espaço ele toma consciência e vive entre o tempo e sua aventura, explorando o passado-presente-futuro em um diálogo da ancestralidade, com o contemporâneo e com o que ainda virá.
Ficha Técnica
Performer e artista digital: @mauro_cosenza
Direção de produção: @giselletressi
Produção executiva: @tatianaferraretto.
Direção: @luande_alisson
Figurino e cenário: @rafadossantosg
Trilha sonora e sonoplastia: @chicotdl
Assessoria de recursos tecnológicos: @circulusopera
Multi-artista independente especializado em artes cênicas circenses como criador, diretor e produtor. Sua linha de pesquisa vincula malabarismo, dança e humor. Atualmente investiga a interação do corpo com a animação audiovisual. Sua formação essencialmente autodidacta começou em 2007, frequentando vários cursos de malabarismo, teatro físico e dança no Uruguai, Argentina e México.Realiza formação em dança contemporânea no Projeto Marte de Montevidéu.
Participou de cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo: Poética da Resistência com a companhia de dança Corpocena Poética da escuta com Felipe Ribeiro e Poética e política das aparências com Karla Girotto. Participa da residência de dança "Atiele de Solos" com a coreógrafa e bailarina Beth Bastos. O Som e as Artes Performáticas com Miguel Caldas. Realizou o Campus de Formação "Conexão Digital" para Músicos e Criadores da Contrapedal Conecta (2020).
Entre 2008 e 2010 foi membro ativo do Centro Cultural Trivenchi (Argentina). Hoje é membro ativo do Movimento de Artistas Solo (MAIS).
Participou com suas criações em quase 100 festivais, convenções circenses e artes cênicas em países da América e Europa. Como artista e diretor, participou de projetos de palco em empresas: Clown sin Fronteras Uruguay, Colectivo Nopok, LosCircoLos, Circo Tranzat, entre outras.
Redes Sociais
Instagram: @projeto_ctrl_z