No dia 31 de outubro, uma segunda-feira, diversos usuários do Instagram tiveram a conta suspensa ou perderam muitos seguidores. Em pouco tempo, postagens de influenciadores e de pessoas anônimas apareceram ressaltando sobre o problema que, inicialmente, especularam ser o site fazendo uma limpeza de perfis falsos, conhecidos como bot, além de considerarem ser um motivo por questões políticas, pois o evento que ficou conhecido como bug do Instagram, aconteceu um dia após as eleições no Brasil.
Por volta do meio-dia no horário de Brasília, do dia 31, o serviço Down Detector registrou mais de 5 mil reclamações de problemas no serviço. Cerca de 30 minutos depois, alguns usuários já o reportavam o retorno de suas contas.
De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.
“A rede é fundamental para empresas que desejam criar presença digital e estar em contato com o público alvo, mais do que uma galeria de fotos, o Instagram, quando usado da forma certa, pode se tornar uma ferramenta ideal de comunicação, captura de leads, vendas e interações mais humanizadas”, afirma Raphael Oliveira, sócio diretor da Box Ideias, agência de marketing e tecnologia.
Com o bug do Instagram, muitas contas pessoais e até comerciais foram perdidas. Usuários que tentaram recuperar as informações de login conseguiram acessar esses dados, mas não recebiam o código, através do e-mail ou celular, para executar a verificação em duas etapas.
Segundo o site Down Detector, site que monitora o funcionamento de serviços online, as reclamações das pessoas que tiveram a conta suspensa começaram por volta das 10 horas da manhã e se intensificaram depois das 11 horas da manhã. E tudo não passou de um susto.
Mas é necessário ter atenção especial sobre algumas políticas da plataforma para que a conta não seja excluída.
São 4 tipos de punições que uma conta pode sofrer ao infringir as políticas do site, como:
-- Limitação do número de interação
-- Redução do alcance das postagens
-- Impedimento de fazer postagens e comentário
-- Bloqueio da conta
Para que seu perfil não sofra uma ou mais dessas punições, Raphael Oliveira, cita 5 cuidados.
1 - Atenção ao número de seguidores - Seja uma conta comercial ou pessoal, o objetivo é obter engajamento através de seguidores, mas para evitar problemas, a conta precisa ter um número parecido de “seguindo” e “seguidores”, pois uma característica dos robôs é identificar que essas duas métricas são discrepantes.
2 - Não fique anônimo na comunidade - Contas que fazem postagem em um intervalo muito grande de tempo podem ser vistas como robôs pelo Instagram, bots costumam fazer poucas postagens com números de interação que não condizem com o tamanho do perfil. Por isso, para não levantar suspeitas, é importante se manter ativo e evitar longos períodos sem publicar nada.
3 - Ceda informações verdadeiras - Quando qualquer pessoa cria um perfil no Instagram é solicitado informações como endereço de e-mail, vinculação com conta do Facebook, número de celular, entre outras, para que a plataforma identifique que a conta foi criada por uma pessoa real.
4 - Atenção no uso de hashtags - Outra identificação de perfil robô - é por estar dentro de todas as conversas, por isso, as postagens feitas por robôs são cheias de hashtags para que apareçam em timelines de perfis muito diferentes. Ao fazer uma postagem use apenas hashtags que fazem sentido com o assunto da publicação.,
5 - Verificação em duas etapas - A verificação em duas etapas é um procedimento muito conhecido, onde o usuário recebe um código, que serve como uma senha temporária, através do número de celular e e-mail, informado previamente para acessar a conta e fazer a alteração. Esse procedimento é importante, pois adiciona uma camada a mais de segurança.