Livros

Clovis Levi lança o livro Quero Minha Escola de Volta, com ilustrações de Ana Biscaia

O autor trata da visão de uma menina sobre o isolamento social e afastamento da escola na pandemia

Foto: Divulgação
Clovis Levi

O escritor e autor teatral Clovis Levi lança o livro "Quero Minha Escola de Volta", com ilustrações de Ana Biscaia, na Semana da Criança - no dia 10 de outubro - na Livraria da Travessa de Botafogo, às 19h. O livro conta de forma emocionante, bem humorada e, às vezes, delirante, o que acontece com Maya, uma menina de oito anos, nos tempos da covid;e mostra as consequências do seu forçado afastamento da escola e dos amigos.

A dupla Clovis Levi e Ana Biscaia recebeu, esse ano,  o Prêmio da Feira de Bolonha – "The Braw Amazing Bookshelf", com o livro, lançado, em Portugal, O Retrato (aquilo que não se vê). Ana Biscaia já conquistou o Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal com o livro de Clovis Levi “A cadeira que queria ser sofá”.

Indicado para crianças de oito anos em diante, “Quero minha escola de volta” fala sobre a personagem Maya,  que entra em depressão durante a covid, vira azeitona para voltar ao útero materno, fica toda cinza e enfrenta, ao mesmo tempo, o Deus do Medo e a Deusa da Curiosidade. Com tanta saudade da escola, sem poder brincar com as amigas, Maya chama a atenção para os novos costumes, emoções surgidas com o novo convívio familiar, com passagens bem-humoradas e, também, tristes, como :

“E beijo-de-cotovelo, mãe?! Beijo-de-cotovelo?! Coisa mais maluca, pai!”

“Confinamento,quarentena, isolamento, home office, on-line, lockdown, take-away, faceshield (que Maya chamava de “fez xixi” ) – uma porção de palavras novas na cabeça da menina.”

“Dava até a impressão de que o planeta, no desamparo, estava diminuindo de tamanho, ficando todo encolhidinho na Via Láctea.”

“... eu não sabia que gostava tanto de ir pra aula..."
 
"Quero Minha Escola de Volta" pode ser vista como uma experiência vivida pelo público infanto-juvenil, que sofreu diversos impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas no aspecto sócio emocional causado pelo isolamento social e distanciamento escolar. É uma obra indicada para crianças e adolescentes, e também para  todas as outras idades, pela sutileza, pela forma lúdica e emocionante que Clovis Levi encontrou para tratar do tema.

Maya é uma menina muito invocada que, no útero da mãe, não aceita ficar de cabeça para baixo durante nove meses: percebe que ficar sentada é bem mais confortável. Com 8 anos, tem de enfrentar a pandemia da covid e, de irritação em irritação,com muita saudade da escola, acaba entrando em depressão.

E Maya conhece, no convés de um inacreditável transatlântico que flutua no céu, a Pirata Palhaça Abracadabra Maluquéti, que parece ter 300 anos, mas só tem uns 100. O que será que acontece?

Clovis Levi

Com 78 anos, Clovis Levi atua diariamente em duas áreas, Literatura e Teatro,   e em dois países,  Brasil e Portugal. Professor de Interpretação da Faculdade CAL de Artes Cênicas, Rio de Janeiro, também é o autor do livro trilíngue “Teatro Brasileiro: um panorama do século XX”, editado pela Funarte. Livre-Docente em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro, com a tese “Nelson Rodrigues: a Nostalgia do Paraíso Perdido.” Participou, como Expositor e Debatedor, do Segundo e do Terceiro Encontros de Literatura dos Países Lusófonos, realizados em Lisboa. Membro do PEN CLUB.


Ficha técnica 

Livro: "Quero Minha Escola de Volta"

Autor: Clovis Levi 

Ilustradora: Ana Biscaia

Editora Viajante do Tempo Ltda

Literatura brasileira

ISBN 9786588857120

Formato 20,5 x 27,5 cm

60 páginas

Capa cartão 4X4 cores, 300 g/m2

Miolo couché 4x4 cores 115 g/m2

Lombada quadrada.

Preço de capa R$ 61,00

Link: https://viajantedotempo.com/autor-clovis-levi/