Tecnologia

Celular derruba avião? (saiba por que desligar e quando usar em voo)

Diversas dúvidas surgem quando o assunto é o uso do celular no avião

Foto: Pixabay/Creative Commons
As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela Anac

“Desliguem os aparelhos eletrônicos, apertem os cintos e boa viagem”.

Quem nunca ouviu os comissários de bordo proferirem essa frase antes da decolagem? Muitas dúvidas aparecem quando o assunto é o uso de celular e outros dispositivos no avião. Afinal, esses aparelhos, hoje em dia, são muito importantes em diversos aspectos da vida, servindo como uma fonte de entretenimento, ferramenta de trabalho e de comunicação.

Será que pode usar celular no avião? A resposta pode variar, já que de uns tempos para cá as regras foram flexibilizadas. A plataforma de incentivo a experiências de viagens Conexão123 explica em quais casos não se pode utilizar celular no avião e em quais situações seu uso é permitido. 

Por que não pode usar celular no avião

As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela Anac - Agência Nacional de Aviação Civil. No avião, o passageiro pode mexer no celular, notebook e tablet. Para isso, os dispositivos devem ser desligados nos períodos de turbulência, decolagem e pouso.

O mais importante: devem sempre ser utilizados com o modo avião habilitado, o que permite o uso de apps já baixados que não utilizam internet, como jogos, músicas, entre outros, mas impede o acesso à rede para realização de ligações e utilização do serviço de dados.

A maioria das companhias aéreas oferece o serviço de Wi-Fi para ser utilizado pelos passageiros, de forma gratuita ou paga. Os preços variam de acordo com a empresa, a velocidade da internet e o tempo de utilização. Em boa parte das viagens internacionais, esse serviço é disponibilizado gratuitamente para o passageiro.    

As regras valem para outros aparelhos eletrônicos também, como notebook, tablet ou câmeras. Por isso, é preciso ficar atento às recomendações da companhia aérea. De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso.

É por isso que o uso pleno do celular no avião não é permitido. Embora não existam fortes evidências científicas de que o celular interfira no voo, as medidas tomadas são uma precaução pela segurança dos passageiros. 

Uso seguro do celular no avião

Algumas medidas de segurança devem ser seguidas durante uma viagem de avião em relação ao uso de objetos eletrônicos como smartphones, celulares, tablets, notebooks, entre outros da mesma natureza. Antes de tudo, é necessário reforçar que o celular deve ser desligado na decolagem, pouso e turbulências, os chamados momentos críticos do voo, em que é necessário que as ferramentas de comunicação da aeronave estejam totalmente ativas e com bom funcionamento.

Após os momentos críticos, é possível manter o celular ligado no modo avião. Mas o que é o modo avião? Trata-se de uma funcionalidade que desabilita o acesso aos dados móveis, ligações, entre outros, sem a necessidade de desligar o aparelho. Já as ligações são proibidas durante o voo todo. Por isso, se precisar falar urgentemente com alguém, realize a chamada antes de embarcar ou depois de desembarcar. Esse é um procedimento adotado em todas as companhias aéreas.

O que fazer durante o voo?

Já que há a possibilidade de mexer no celular, mesmo com algumas limitações, existem algumas atividades que podem ser feitas no aparelho (ou fora dele) durante o trajeto, como, por exemplo:

-- Ouvir músicas no modo offline
-- Assistir a filmes ou séries já baixadas
-- Jogar jogos offline já instalados no seu aparelho
-- Ler um livro (físico ou no formato e-book) 
-- Editar documentos
-- Tirar um cochilo e descansar

No vídeo
Dicas: Uso de celular no avião