Tecnologia

5G: teste começa por Brasília

A previsão inicial era que todas as capitais tivessem o sinal 5G liberado até 31 de julho

Foto: Pixabay | Creative Commons
Das 26 capitais, apenas 10 e o DF já possuem leis que permitem essa instalação

A Anatel aprovou nessa segunda-feira (4 de julho) a ativação do sinal 5G na capital federal.

A estreia, com cerca de 3 anos de atraso em relação ao resto do mundo, ocorrerá oficialmente nessa quarta-feira (6) e também servirá como teste para as próximas capitais que irão implementar a rede 5G, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Inicialmente, a previsão era que todas as capitais tivessem o sinal 5G liberado até 31 de julho, porém, no início do ano, as operadoras já diziam que estavam enfrentando alguns obstáculos.

Além disso, a escassez de chips e atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos, devido à pandemia de coronavírus atrasaram ainda mais o cronograma de instalação.

Para criar a infraestrutura de transmissão do sinal 5G, as prefeituras deveriam aprovar uma lei municipal que permitisse a instalação dos equipamentos.

Das 26 capitais, apenas 10 e o DF já possuem leis que permitem essa instalação, que precisa ser feita no alto de prédios ou em postes de luz.

Esse provavelmente foi um dos motivos para a capital federal ter sido a primeira a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. E, segundo Moreira, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre serão as próximas capitais a terem o sinal 5G liberado, porém ainda sem previsão de quando.

O funcionamento da tecnologia 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. O lançamento da rede 5G em Brasília vai servir como um teste, com a Anatel e as operadoras de telefonia móvel instalando filtros anti-interferência.

Há outras adaptações necessárias, como o processo de migração de sinal das antenas parabólicas. De acordo com a ANATEL, as capitais do Brasil seriam as primeiras a mudar as frequências da TV aberta, a partir de 30 de junho.

A lista de canais de TV aberta por satélite deverá migrar da Banda C para a Banda Ku. Acarretando também em uma melhora na qualidade de áudio e vídeo, segundo a Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela migração.

Moreira também é o presidente do grupo técnico da Anatel responsável pela liberação da frequência (3,5GHz) por onde o sinal de telefonia 5G vai transitar, e, atualmente, essa migração de frequências também está atrasada.

Vantagens da tecnologia 5G

Cerca de 50 mil postos de trabalho devem ser criados em 2022 com a chegada do 5G, de acordo com a Conexis Brasil Digital e a Brasscom, entidades que trabalham com telecomunicações e conectividade.

A tecnologia 5G tem o potencial de revolucionar muitas áreas, além das telecomunicações, como agronomia, medicina, tecnologia da informação, setor industrial, educação e entretenimento.

Comparado com o 4G (atual rede de internet móvel) o 5G tem como vantagens: 

-- 100x mais velocidade
-- Mais estabilidade de conexão
-- Mais dispositivos conectados simultaneamente
-- Menos tempo de resposta (a famosa latência).

A tecnologia do 5G foi arrematada por apenas 3 operadoras: TIM, Claro e Vivo. As operadoras afirmam que os clientes que já tiverem planos 4G poderão realizar a atualização sem custos, basta ter um celular adaptado para a tecnologia 5G.