Gastronomia

Chocolat Festival é realizado pela primeira vez em Salvador

Evento é voltado para consumidores e profissionais da área

Foto: Alexander Stein/Pixabay
Chocolate

O Chocolat Festival - Festival Internacional do Chocolate e Cacau chega a Salvador, pela primeira vez, entre os dias 09 e 12 de junho no Centro de Convenções e já tem suas primeiras atrações confirmadas.

Entre elas, Lucas Corazza (jurado no programa Que Seja Doce, do GNT, especialista em chocolate e formado na França) e Rafael Barros, eleito pela revista Veja o melhor Confeiteiro de São Paulo.

O Chocolat Festival Salvador recebe também a argentina Mariana Corbetta. Todos serão atrações da Cozinha Show, espaço no qual há execução de receitas ao vivo e workshops gratuitos.

Lucas Corazza

Ganhador do título Melhor Chef Patissier do Brasil 2014, concedido pela Prazeres da Mesa/, o confeiteiro vê no chocolate sua inspiração. Atuante há mais de 12 anos no mercado de confeitaria, trabalhou com grandes chefs e se especializou em confeitaria na França, nas escolas ENSP (Ecole National Superiere de La Patisserie) e Ecole Bellouet Conseil.

Rafael Barros

Em sua cozinha, montada em 2003, delícias da alta confeitaria são criadas utilizando as técnicas adquiridas nos Estados Unidos, onde cursou o Programa de Artes Culinárias no The Art Institute of Fort Lauderdale. De volta ao Brasil, Rafael fez parte das equipes de inauguração dos hotéis Pestana em Salvador e Hyatt em São Paulo. Hoje como proprietário da Opera Ganache, Rafael passa a administrar o futuro da pâtisserie e a carreira de novos talentos. Já foi premiado como o melhor chocolate de São Paulo (Veja SP 2014/2015) e o prêmio de chef do ano (Veja SP 2014/2015).

Mariana Corbetta

Mariana iniciou a sua atividade muito jovem, tendo como hobby cursos de culinária. Aos 18 anos começou a estudar no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) onde obteve o título de Chef Gastronômico Profissional. Depois continuou a realizar seminários sobre estes temas, até que, em 2003, decidiu especializar-se em pastelaria estudando no Instituto Mestre de Pastelaria.

Voltado para consumidores e profissionais da área, o Chocolat Festival atrai anualmente milhares de visitantes. Durante os dias de evento, reúne diversas marcas de chocolate e expositores, além de promover cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais.

O maior evento de chocolate e cacau da América Latina já passou, desde 2009, por diversas cidades do Brasil, entre elas, Ilhéus (BA), Belém do Pará e São Paulo.