Dicas

Uma data que é sempre a mesma ao contrário ou de cabeça para baixo

Palíndromo e ambigrama a um só tempo

22 de fevereiro de 2022. Esta data é ao mesmo tempo um palíndromo e um ambigrama. Ela permanece a mesma se lida da esquerda para a direita, da direita para a esquerda (palíndromo) ou de cabeça para baixo (ambigrama).

Esse fenômenotambém conhecido como capicua, só virá acontecer em 21 de dezembro de 2112. 

A primeira data palíndromo do século 21 foi em 20 de fevereiro de 2002.

Significados místicos

Estudiosos da numerologia e astrologia preveem a abertura de um Portal, facilitando a troca de energias.

Numerologia: 22+02+2022 - O zero apresenta potencial humanitário, e o dois está associado ao feminino e representa a união. Por isso o momento seria oportuno para trabalhar a paciência e o equilíbrio nas relações internas e externas.

O zero tem alta voltagem e intensidade. Todo número acompanhado do 0 intensifica os atributos desse número. E apresenta potencial humanitário.

O 2 está diretamente associada ao feminino, ao lado yin da natureza humana e representa a união. Então, questões associadas a relacionamentos, parcerias, alianças, contratos podem ganhar destaque neste dia.

Astrologia - A Lua encontra-se em Escorpião e o Sol em Peixes, signos usados em rituais para mexer com cargas emocionais pesadas e de liberação pessoal.

'Palíndromo' vem do grego, de 'palin', que significa repetição, mais 'dromo', que quer dizer caminho. O palíndromo mais antigo conhecido em língua portuguesa é "Roma me tem amor", mencionado como único exemplo no verbete palíndromo do primeiro dicionário da língua portuguesa, de Antônio Morais da Silva, em 1789.

Malba Tahan, provavelmente o primeiro autor a escrever sobre o tema em português, listou 231 palavras palíndromas em língua portuguesa em seu livro "Matematica recreativa".

Exemplos de palíndromos

  • Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!
  • Amor a Roma.
  • Lava esse aval.
  • Anotaram a data da maratona.
  • A cara rajada da jararaca.
  • Eva, asse essa ave!
  • Olé! Maracujá, caju, caramelo!
  • O lobo ama o bolo.

O termo ambigrama significa "a representação gráfica de uma ou mais palavras que podem ser lidas de diferentes pontos de vista ou orientações".

Exemplo de ambigrama

 

 

Exemplo de palíndromo e ambigrama