Dicas

Férias: como organizar a bagagem

Chega de roupas amassadas e perrengue no aeroporto ou no cruzeiro de navio

Marlene Oliveira, gerente de desenvolvimento da Lansay, fabricante nacional de malas de viagens, separou cinco dicas sobre como arrumar a bagagem perfeita para férias inesquecíveis.

1 - O primeiro passo é saber o destino

Destino e clima do local podem definir modelos diferentes de malas. Definido o destino, é fazer a escolha das roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene pessoal. O ideal é pensar nos looks tentando ao máximo coordenar as peças, afinal carregar excesso de peso, além do transtorno, hoje pode custar caro.

Dê preferência à peças de tecidos leves, stretch, microfibras ou tecidos sintéticos, que não amassam com facilidade, mas se a roupa amassou e você não tem como passar, pendure em um cabide e coloque no banheiro na hora de tomar um banho quente. O vapor vai ajudar a desamassar o tecido

2 - Escolhendo a mala certa

Vai viajar de avião, vai fazer um cruzeiro de navio? O meio de transporte e o tipo de passagem ou pacote de viagem adquirido pode mudar o tamanho de mala que pode ser levada.

Na hora da compra escolha o tamanho adequado para o que escolheu levar, pensando no que é permitido e no valor da bagagem despachada, caso haja cobrança da mala. Para viagens aéreas a Anac-Agência Nacional de Aviação Civil tem algumas regras. A bordo é permitido levar, sem custo, uma mala que pese no máximo 10 quilos e tenha as medidas: 55 centímetros de altura por 35 de largura por 25 de profundidade, incluindo rodas e alças. Além disso você pode levar uma peça extra que caiba embaixo do banco, pode ser uma bolsa, mochila, sacola ou frasqueira.

Para despachar a sua mala pode ser tamanho grande ou médio, desde que não ultrapasse 23 quilos, somados conteúdo e peso da mala.

Escolhido o tamanho, não abra mão da qualidade pelo preço. Nada mais desagradável do que ter problemas com sua mala, especialmente num momento de lazer. Observe o material, a estrutura, se é reforçada, avalie se vai transportar seus pertences com segurança.

Prefira o sistema de rodas com giro 360º e verifique se giram com facilidade. Observe ainda se as alças e os puxadores são resistentes e confortáveis.

3 - Cada peça em seu lugar 

Os necessaires e organizadores de malas são ótimos aliados no momento da arrumação. Roupas íntimas e meias devem ser separadas, caso não tenha organizadores, pode ser um saquinho plástico.

Para os sapatos a recomendação é colocar em sacos plásticos para que não entrem em contato direto com as roupas.

Roupas que amassam devem ir por cima e as peças mais pesadas no fundo.

As dobras são o grande segredo da boa arrumação. Procure dobrar as calças e peças que amassam o mínimo possível. Enrole e dobre mais as que não amassam de forma que aproveite bem todos os espaços vazios. 

4 - Peças que complementam as malas

Muitas vezes precisamos daquele espaço a mais ou de separar coisas mais delicadas ou para colocarmos aqueles documentos ou objetos que queremos ter a mão. Para esses casos, necessaires, frasqueiras, mochilas e sacolas são grandes aliados. São menores que uma mala e podem ser levados junto ao corpo.

5 - Dicas de segurança

Documentos, dinheiro, joias e máquinas fotográficas vão na bolsa de mão ou mochila nas costas, nunca na mala.

Em tempos de pandemia, não esqueça de ter sempre álcool em gel e algumas opções de máscaras de proteção para trocar durante a viagem.  Além disso verifique as regras locais para a entrada. Testes PCR e comprovantes de vacinação estão sendo exigidos, inclusive na entrada de atrações turísticas.