Cinema

Filmes brasileiros são premiados em festivais internacionais

Em importantes mercados de audiovisual da América Latina

"Saudade fez Morada aqui dentro", de Haroldo Borges, e "Marte Um", de Gabriel Martins, foram vencedores em dois importantes mercados do audiovisual da América Latina

Não um, mas sim dois. Nesta semana, dois filmes brasileiros conquistaram o Prêmio WIP Paradiso, do Projeto Paradiso, em importantes mercados de audiovisual da América Latina.

O longa "Saudade fez morada aqui dentro", de Haroldo Borges, venceu o Guadalajara Construye, premiação da Indústria do Festival de Guadajalara, do México, e "Marte Um", de Gabriel Martins, produzido pelo Filmes de Plástico, foi anunciado como o escolhido para receber o prêmio no mercado argentino Ventana Sur que acontecerá em novembro.

O Prêmio WIP (Work in Progress) Paradiso é um reconhecimento do programa Brasil no Mundo, criado pelo Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, para impulsionar a presença de filmes, séries e projetos brasileiros nos maiores festivais e mercados do mundo. O valor do prêmio é de US? 10 mil e pode ser utilizado para finalização e internacionalização da obra.

"Estamos muito empolgados com a possibilidade de apoiar a finalização de dois longas tão promissores, que antes mesmo de seus lançamentos já receberam reconhecimento e chancelas internacionais. Agora, queremos acompanhar suas trajetórias e vê-los chegar às salas de cinema," diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

Além de receber o prêmio de US? 10 mil em formato Last Money em Guadalajara, o longa de Haroldo também recebeu os prêmios Habanero de distribuição e HD Argentina de pós-produção de imagem. Já "Marte Um" tem exibição garantida na mostra Primer Corte da próxima edição do Ventana Sur, que ocorre entre 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021.

Projeto Paradiso

O Projeto?Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga?Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.

Focado na internacionalização,?atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.?Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo : busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradiso : apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica : é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todos o país.

Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Seminários : ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.