Gastronomia

Concurso de culinária coreana é realizado em São Paulo

Com jurado internacional, chefs renomados e prêmios em dinheiro

Foto: Divulgação
chef internacional Sieun Lee

A culinária coreana ganha cada vez mais destaque e conquista o paladar do brasileiro. Rica em sabores, utilizando muitos produtos naturais, cada vez mais a gastronomia coreana, Hansik, ganha a atenção de chefs profissionais e amadores.

E, como forma de incentivo para a criatividade e conhecimento de chefs, cozinheiros, alunos de escolas de gastronomia e público em geral, O Centro Cultural Coreano no Brasil abre as inscrições para a 5ª edição de Concurso de Gastronomia Coreana, sendo o desafio desenvolver um prato com base no Kimchi - prato típico coreano!

O concurso, realizado em parceria com Ministry of Foreign Affairs, Ministry of Agriculture, Food and Rural Affairs e Korean Food Promotion Institute, traz uma nova oportunidade para a criatividade e conhecimento da culinária deste país que cada vez mais chama a atenção do mundo, não apenas com o K-POP, Dramas e agora, também com a comida.

Dentre os jurados está a chef internacional Sieun Lee, formada pela Sookmyung Women’s University Graduate School of Professional Studies, na Coreia do Sul.

A competição será dividida em duas partes, a 1ª fase - Eliminatória, que contém a análise de documentos e fotos/vídeos que serão apresentados na segunda fase e a 2ª fase presencial, onde os participantes terão 50 minutos para elaborar ou recriar um prato com o famoso Kimchi.

Este ano o Centro Cultural Coreano investiu pesado e elevou o nível da competição. Serão 3 jurados, entre eles um convidado internacional, chef que avaliarão os seguintes critérios: Relevância para o tema, sabor, composição, criatividade, apresentação do prato, higiene e grau de dificuldade.

Com o novo nível do concurso, o CCCB também elevou o nível dos prêmios. Serão premiados os três primeiros lugares: O 1º lugar do concurso receberá R $5.000,00, o 2º lugar R $2.000,00 e o 3º lugar levará R $1.000,00.

Para se inscrever o participante precisa ser maior de 18 anos e ter nacionalidade brasileira. O interessado deve preencher o formulário, que encontra-se disponível no site do Centro Cultural Coreano no Brasil, enviar fotos e vídeos dos pratos que irão competir e enviar um e-mail para programas@kccbrazil.com.br As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e o resultado da 1ª fase sairá no dia 15 de outubro.