Livros / Política

Lançamento de livro celebra hoje (25) nascimento de Rômulo Almeida

O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia, de Alexandre de Freitas Barbosa

O economista baiano Rômulo Almeida, ex-assessor econômico do segundo governo de Getúlio Vargas e idealizador do Polo Petroquímico de Camaçari e da Petrobrás, nasceu em Salvador em 18 de agosto de 1914. 

Para homenageá-lo, o Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos-IRAE promove o lançamento do livro: "O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia”. O evento acontece dia 25 de agosto, quarta-feira, às 18h30, e será transmitido pelos canais no You Tube  Okocorrer e AlamedaCasaEditoral.

A obra, publicada pela Alameda Casa Editorial, é fruto de onze anos de pesquisa do professor de História Econômica e Economia Brasileira no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB - USP) Alexandre de Freitas Barbosa. O autor é economista e historiador, bolsista produtividade CNPq-2 e em 2008 publicou o livro “A formação do mercado de trabalho no Brasil”, pela mesma editora.

Como convidados da roda de conversa com Alexandre de Freitas Barbosa, estarão presentes: Ana Paula Koury (USJ/UPM), Luiz Filgueiras(UFBa), José Sérgio Gabrielli (ex presidente da Petrobrás) e o vereador Sílvio Humberto (economista e professor da UEFS). A mediação do encontro será feita por Eduardo Almeida, agricultor e filho de Rômulo Almeida.

Trajetória brilhante

Rômulo Almeida, personagem central dessa análise sobre o desenvolvimentismo no Brasil, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito da Bahia, antes de dedicar-se à Economia e à Administração Pública.

Durante o segundo governo Vargas, liderou a elaboração de vários projetos que deram origem à Petrobras, as reformas do setor elétrico, a criação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).

Rômulo ocupou diversos cargos públicos, foi diretor da Companhia Ferro e Aço de Vitória e, em 1961, foi representante do Brasil junto à Comissão Internacional da Aliança para o Progresso. Em 1985 ocupou a diretoria de planejamento da área industrial do BNDES

No cenário político lutou pela aprovação das eleições diretas para presidente em 1984, e foi presidente de honra do PMDB baiano, tendo falecido em 1988.

O quê: Lançamento do livro "O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia”, de Alexandre de Freitas Barbosa.

Quando: quarta-feira (25) às 18h30

Onde: nos canais AlamedaCasaEditorial e Okocorrer no You Tube.