Artes Visuais / Cinema / Tecnologia

NordesteLAB promove programação online sobre o audiovisual nordestino

Evento promove três dias com mesas abertas para público do audiovisual e interessados nas temáticas

Foto: Divulgação
Mesas e Debates em programação gratuita do NordesteLAB
Mesas e Debates em programação gratuita do NordesteLAB

Entre os dias 25 e 27 de agosto, quarta a sexta-feira, o NordesteLAB, maior evento do mercado audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, realiza três dias de atividades online e gratuitas, em mesas que promovem diferentes debates sobre o cenário audiovisual contemporâneo no Brasil, com foco nas obras e experiências de profissionais do audiovisual nordestino.

A programação de encontros poderá ser acompanhada pelo YouTube do evento (www.youtube.com/NordesteLAB). Detalhes sobre as mesas e debates também podem ser acessados no site oficial da plataforma de articulação audiovisual: www.nordestelab.com.br.

A mesa de abertura acontece no dia 25 de agosto, quarta-feira, às 10h, sob o título “Cenários para a Retomada”, homenageando os 25 anos de lançamento de “Corisco & Dadá (1996)” e “Baile Perfumado (1996)”, e os 20 anos de “Três Histórias da Bahia (2001).

Por isso, o evento conta com as presenças do cineasta Rosemberg Cariry, diretor de “Corisco & Dadá”, Paulo Caldas, codiretor de “Baile Perfurmado”, e Sylvia Abreu, produtora executiva do filme “Três Histórias da Bahia” (2001). Este é o primeiro movimento de três mesas que vão reverenciar processos de criação e trajetórias no audiovisual nordestino. Em cada uma delas, serão apresentadas diferentes vivências e olhares sobre o setor.

“Em meio a uma tentativa de apagamento histórico e artístico que estamos vivendo, através de um abandono das políticas de fomento para as artes no país, celebrar e reverenciar nossa história e nossa memória vivas é um processo fundamental para nos reconhecermos enquanto classe artística e como parte de uma história que sempre foi marcada por lutas e desafios”, afirma André Araújo, que divide a coordenação geral do NordesteLAB com Gabriel Pires.

À tarde, às 15h deste mesmo dia, acontecerá a transmissão da mesa “Marcos regulatórios e fomento ao audiovisual”, que apresentará e discutirá experiências relacionadas com a criação de marcos regulatórios voltados para o fomento ao setor audiovisual.

A lista de convidados conta com Indaiá Freire, da Fundação Cultural do Pará; Luciana Poncioni, da Coordenação de Audiovisual na Secretaria de Cultura de Pernambuco; Guillermina Villalba, da Diretoria de Audiovisual da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai; e Silvia Botero, representante do Proimágenes (Colômbia), instituição responsável pelo fomento ao audiovisual colombiano. A mediação será de Cibele Amaral, da Conexão Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Conne).

Encerrando o dia, das 19h às 21h, será realizada a mesa “Adaptação, desenvolvimento de projetos e mercado”. Nos últimos anos, diversas iniciativas foram criadas com o objetivo de aprimorar e ampliar a atuação de roteiristas no mercado audiovisual e apresentar diferentes oportunidades com o desenvolvimento de projeto e de negócios com áreas correlatas.

Essa mesa apresentará iniciativas que contribuem com a profissionalização do setor. Participam do debate Carol Assis, da SSA Adapta Lab | Bocapiu Conteúdos Criativos; Marton Olympio, da Festa Literária das Periferias (Flup); e Marilia Nogueira - Cabíria | Festival & Prêmio de Roteiro. A mediação fica por conta de Lidiana Reis, do Sapi | Panaceia Filmes.

Segundo Dia – Novamente destacando aspectos da história audiovisual da região Nordeste, uma mesa intitulada “Trajetórias Audiovisuais” abre a programação do dia, 26 de agosto, quinta-feira. Neste encontro, com início programado para às 10h, os convidados representam duas gerações do audiovisual produzido na Bahia: Antonio Olavo e Daiane Rosário.

Pela tarde, com início às 15h, a mesa “Políticas Territoriais, estratégias de enfrentamento e pós-pandemia” traz para o NordesteLAB: Viviane Ferreira, da SPCine; e Cesar Piva, do Polo Audiovisual de Cataguases.

A mediação fica sob a responsabilidade de Daniela Fernandes, da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A proposta dessa mesa é discutir estratégias construídas por agentes públicos para a proteção dos agentes do setor audiovisual frente aos impactos da pandemia.

Já à noite, das 19h às 21h, Leo Garcia da FRAPA; Elisabete Jaguaribe, do Instituto Dragão do Mar; e Luis Campos, de Guiões (Portugal) estarão na mesa “Plataformas de fomento a roteiristas”, sob a mediação de Rubian Melo, da Saturnema Filmes. O objetivo desse debate online é apresentar iniciativas nacionais e internacionais em que o ofício da escrita de roteiros e o desenvolvimento de narrativas são colocadas em evidência.

Terceiro Dia – Trajetórias marcadas por diferentes formas de criar e produzir obras audiovisuais no Brasil iniciam o terceiro e último dia de mesas e debates do NordesteLAB, 27 de agosto, sexta-feira.

Em parceria com o +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, a mesa “Trajetórias Audiovisuais”, das 10h às 11h30, coloca em diálogo as trajetórias das cineastas Adelina Pontual e Graciela Guarani. A mediação será da pesquisadora Izabel Melo.

Na programação da tarde, das 15h às 17h30, a ideia é discutir a difusão de conteúdos através de plataformas de streaming. Mas, para além de grandes plataformas, têm sido criadas uma série de iniciativas voltadas para fruição de conteúdos online, apontando para diferentes perfis curatoriais que atraem diferentes públicos.

Por isso, a mesa “Plataformas digitais, catálogos e audiências” apresenta algumas experiências com os convidados Claudiney Ferreira, do Itaú Cultural Play; Thaís Scabio, da Todes Play; e Maria Clara Bruno, da Mubi. A responsabilidade da mediação fica a cargo de Carlos Barbosa, do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte.

 

O Quê: NordesteLAB 2021 – Mesas e debates

Quando: 25 a 27 de agosto, de quarta a sexta-feira, a partir das 10h

Quanto: Gratuito

Transmissões no YouTube (www.youtube.com/NordesteLAB)

Programação completa em www.nordestelab.com.br