Educação / Televisão

Ex-ministro da Educação fala sobre crises da educação e ciência no #Provoca

Renato Janine é entrevistado por Marcelo Tas na terça-feira, 24/8

Foto: TV Cultura - divulgação
Marcelo Tas recebe Renato Janine no #Provoca

Nesta terça-feira (24/8), Marcelo Tas recebe Renato Janine no #Provoca. Ex-ministro da educação, cientista político e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Janine comenta sobre a sequência de crises atuais do País, ignorância, a falta de perspectivas para jovens no Brasil e ciência. A edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Comandado por Tas, o programa aborda a falta de credibilidade na ciência nos dias atuais. O ex-ministro ressalta que a ciência é um campo de divergências mas que, ao mesmo tempo, é possível resolvê-las. Ele critica a falta de recursos e empenho do Governo Federal em relação às medidas contra a crise de saúde pública nos dias de hoje. "A ignorância é muito arrogante. No fundo, a diferença entre o cientista, o sábio e o não sábio, é que a pessoa que sabe também sabe quando é ignorante", comenta Janine após provocação.

Durante a edição, Tas cita uma pesquisa recente feita pelo Conselho Nacional da Juventude, que aponta uma alta porcentagem de jovens brasileiros que consideram sair do País por falta de oportunidades. Janine reflete sobre o sentimento que paira sobre a cabeça dos jovens brasileiros de não existir um futuro e questiona este problema no Brasil.

"O Brasil tem jeito?", questiona Tas e o ex-ministro responde afirmativo. Ele explica que a fase difícil de agora é reflexo de tempos atrás e que a mudança demanda tempo e esforço. "A partir de 2017 e 2018, veio a ideia de que a política é o grande problema, os políticos são o problema. Então, os brasileiros desenvolveram uma aversão aos políticos, uma disposição a gostar de quem falasse mal da política e isso é muito ruim porque você não tem solução para política fora da política", finaliza.