Bahia / Livros

Censura ao Teatro nos anos 80 na Bahia é tema de encontro digital

Encontro faz parte das ações de lançamento do livro "Atto em 3 Atos & Memórias da Censura"

Foto: Waldson Alves

Como parte das ações de lançamento do livro “Atto em 3 Atos & Memórias da Censura” (298 páginas, Editora do Teatro Popular de Ilhéus), do dramaturgo e diretor teatral Paulo Atto, no próximo dia 21 de julho, às 19h, será transmitido um encontro digital através do Youtube do Festival de Teatro da Caatinga, sobre teatro e censura.

Nele, o  diretor, professor e dramaturgo Luiz Marfuz e o próprio autor do livro, Paulo Atto conversam sobre o tema. A obra, que tem prefácio de Luiz Marfuz, além dos textos de dramaturgia, possui um inventário das montagens – com o registro das encenações pela imprensa, memória fotográfica e outros documentos que buscam aproximar o público de hoje do que as montagens representaram para o autor e para os envolvidos. Há também depoimentos e narrativas sobre a censura ainda vigente na época.

Lançamento do livro

O dramaturgo e diretor teatral Paulo Atto lançou, de forma virtual, às 19h do dia 14 de julho (quarta-feira), seu livro “Atto em 3 Atos & Memórias da Censura” às 19h, através do Youtube do Festival de Teatro da Caatinga  https:// www.youtube.com/channel/UCDhrtISr1eeN9IIXto4QgNw).

Em um vídeo especialmente criado para o momento, o autor falou sobre sua obra, formada pela trilogia de textos teatrais de Paulo Atto nos anos 1980 : “A Confissão”, “As Máquinas ou A Tragédia em Desenvolvimento” e “Até Delirar / O Banquete”.

Para o lançamento foram gravados em vídeo depoimentos e interpretação de trechos do livro atores e  atrizes consagrados que participaram das montagens como Hebe Alves, Frank Menezes, Andrea Elia, Selma Santos, Hamilton Lima e Rafael Magalhães.

Foram também especialmente convidados a atriz Claudia di Moura e o ator Ricardo Castro, que não atuaram nas montagens, mas que eram profissionais que Paulo Atto  desejava ver interpretando seus textos. Os jovens atores de Irecê, Marcos de Assis e Mozar Nunes, do Núcleo Caatinga da Cia Avatar também interpretarão textos do livro.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.