Gina Marocci

Aventura dos transportes públicos: a chegada do trem e do metrô


Estação de metrô em Salvador - Foto: LEIAMAISba

As primeiras linhas de trem foram instaladas nos subúrbios das grandes cidades e ligavam longas distâncias. O trem suburbano começou a ser utilizado na segunda metade do século XIX, movido a locomotivas a vapor para transportar os passageiros das estações dos subúrbios para a região central das cidades onde havia maior oferta de emprego.

Com o aumento do número de veículos no centro de Londres foi construída a primeira linha de trem subterrânea, em 1863, só que ainda com a locomotiva a vapor.

Em 1868, Nova Iorque, primeira cidade fora da Europa, constroi a primeira linha elevada, também com locomotiva a vapor. Não é difícil compreender porque o uso da locomotiva a vapor dentro das cidades e, pior, em túneis, não deu muito certo, porém, esse foi o início dos trens metropolitanos mais conhecidos por nós como metrôs.


Trem suburbano com tração a vapor do final do século XIX

Apesar do início conturbado, rapidamente o metrô tomou conta das principais capitais europeias por conta do advento da energia elétrica, que possibilitou a eletrificação dos túneis, em Londres a partir de 1890, e das linhas elevadas. Além de Londres, Budapeste (1896), Paris (1900), Berlim (1902) e Roma (1906) construiram linhas eletrificadas.

Na América do Norte, Boston (1897), e na América do Sul, Buenos Aires (1913) foram as primeiras cidades a construir linhas de metrô com locomotiva elétrica.

Em 1908, o metrô de Londres, considerado o primeiro sistema metroviário do mundo, já contava com 6 linhas, que formavam o the underground, uma rede de operação unificada, que criou o primeiro mapa de metrô,com indicação das linhas desenhadas e identificadas por cores diferentes, o que foi seguido por outras cidades empresas na elaboração dos mapas dos metrôs no mundo inteiro.


Mapa do metrô de Londres em 1908

Atualmente, o maior metrô do mundo é o de Xangai, com 676 km de extensão. Ele começou a operar em 1993 e desbancou o metrô de Nova Iorque, com seus 364 km de extensão. No entanto, o metrô nova-iorquino possui um número maior de estações, 472 ao todo, enquanto que o de Xangai possui 345. 


Mapa atual do metrô de Xangai

No Brasil, o metrô demorou mais de 100 anos, vou repetir, mais de 100 anos, para ser instalado, claro, na maior cidade: São Paulo. Em 1966 foram iniciados os estudos das viagens então realizadas por transporte público, na cidade, que fundamentaram a definição das linhas básicas de metrô para a cidade. A Companhia Metropolitana de São Paulo-Metro foi criada em 1968, ano do início das obras, e o sistema começou a funcionar em 1974. Atualmente o metrô tem 6 linhas e mais de 100 km.


Mapa atual do metrô de São Paulo

Em 2014, o metrô de São Paulo recebeu premiação internacional e foi considerado o melhor sistema das Américas pela The Metro Awards, pelo seu alto índice de confiança, segurança e regularidade.

Então, apresentamos mais uma modalidade de transporte público urbano. Semana que vem trataremos do VLT e do BRT.

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Para saber mais

FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte público urbano. 2 ed. ampliada e atualizada. São Carlos: RIMA, 2004.

SAMPAIO, C. N. 50 anos de urbanização: Salvador da Bahia no século XIX. Rio de Janeiro: Versal, 2005.