Comportamento

Espiritualista mostra como é possível superar uma traição

Segundo ela, se a intenção é seguir em frente no relacionamento é preciso fazer algumas análises

Foto: Unsplash/Creative Commons
Será que a traição não tem perdão?

Pesquisa feita pelo Gleeden, aplicativo de encontros extraconjugais voltados para mulheres, apontou que 58% das pessoas acreditam que a infidelidade é um comportamento humano natural e até 57% consideram que é possível amar o parceiro e ao mesmo tempo ser infiel. Mas a pergunta que paira no ar é: você perdoaria uma traição? Como superá-la?

“Esse é um momento muito difícil e deliciado na vida. Mas é necessário muita sensatez e diálogo, pois do contrário poderá se repetir e surgir sentimentos negativos, como ódio, mágoa e intolerância, o que atrapalham muito a vida de todos”, destaca a espiritualista da plataforma de bem-estar iQuilibrio, Juliana Viveiros.

Segundo ela, se a intenção é seguir em frente no relacionamento é preciso fazer algumas análises do seu parceiro ou parceira, isto é, refletir se realmente essa atitude não vai acontecer de novo e você vai se machucar ainda mais. “Nada adianta se só uma das partes gosta verdadeiramente. Você perceberá se isso estiver acontecendo porque é bem provável que a parte que traiu continue a fazê-lo. É como aquele velho ditado que diz: quem faz uma vez, faz duas e três”, destaca.

A consultora aconselha: “É necessário fazer uma auto-análise para saber se vale a pena perdoar e tentar novamente ser feliz como um casal. Na verdade, você só saberá se tentar!”.

Juliana argumenta que o principal sentimento que a pessoa traída deve evitar é a culpa. “A dor da traição é grande, mas acredite, o problema não está em você, e não deixe que o outro lhe culpe, mesmo que você tenha deixado seu casamento um pouco de lado e tenha dado atenção a outras questões também muito importantes, como filhos e trabalho, nada justifica ter uma atitude desonesta, mas se nada disso aconteceu e não possuir justificativa, cabe a você avaliar se realmente vale a pena perdoar".

A dica da profissional é não se precipitar em perdoar ou não, pense nos sentimentos do outro em relação a você, tome a decisão certa, no momento certo! “Depois que você se decidiu por perdoar o outro, saiba se ele realmente deseja que a relação dê certo ou apenas quer manter algo que está mais cômodo.” 

Será que a traição não tem perdão? Segundo a espiritualista isso irá depender de você e de como se sente com o ato de infidelidade. “Muitos desconhecem o preço da traição, por isso a dica é que você pense somente em você e na sua felicidade, seja neste momento mais racional e egoísta.”