Os cuidados com os cabelos sempre geram muitos questionamentos, já que todo mundo quer deixar as madeixas impecáveis,macias e sedosas,no entanto, para isso, é preciso cuidar constantemente dos fios.
A tricologista Viviane Coutinho, membra-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), desvenda mitos e verdades bastante populares sobre cuidados com os cabelos. Acompanhe!
Água quente causa queda de cabelos: Mito
Segundo Viviane, a água quente não tem relação direta com a queda
"Ela na verdade causa disfunção no couro cabeludo que podem vir a ocasionar futuras quedas".
A lavagem pode acentuar a queda: Mito
Na verdade, é o exato oposto: a ausência da lavagem é que pode prejudicar a saúde capilar, causando uma possível queda. “Uma vez que a falta de higienização gera acúmulo de produto no couro cabeludo, deixa os fios mais fragilizados desde a raiz”, explica.
Arrancar um fio branco faz nascer vários: Mito
“Mesmo não gerando uma queda acentuada de fios, não é uma prática recomendada. Arrancar o fio branco apenas te deixará com um fio a menos no cabelo, mas, para aqueles que estão com pouco cabelo, pode ser um risco”, alerta a profissional.
Anticoncepcional faz o cabelo crescer: Mito
“Alguns anticoncepcionais antiandrogênicos, na verdade, podem ajudar a inibir a alopecia androgenética, queda de cabelo é popularmente conhecida como calvície feminina. Mas o produto não faz os fios crescerem.
Dormir com o cabelo molhado faz mal: Verdade
Ao dormir de cabelo molhado ou úmido, criamos o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos, que precisam de calor e, especialmente, umidade. “Isso aumenta as disfunções do couro cabeludo, e, em alguns casos, levam à caspa e dermatite”, comenta.
Precisamos trocar os shampoos sempre: Depende
“Não é simplesmente uma questão de costume, mas, assim que os cabelos absorvem os ativos necessários, eles tendem a não responder aos ativos tão bem quanto no começo do uso. É nesta hora que precisamos trocar os ativos”, recomenda a tricologista.
Cortar os cabelos faz crescer mais rápido: Mito
Esse é um dos mitos mais famosos, mas, de acordo com Viviane, não procede. “O cabelo costuma sempre crescer cerca de um centímetro por mês, e esse fator de crescimento não tem a ver com a quantidade de vezes que você corta a madeixa. Vale destacar que as pontas são um tecido morto e sua retirada não influencia o bulbo, parte do fio que fica lá na raiz”, acrescenta.
Deixar por horas o produto agindo melhora o resultado: Mito
É importante respeitar o tempo de ação recomendado na embalagem de cada máscara, óleo e misturinha. “Em vez de melhorar o resultado, essa prática pode trazer prejuízos, pois é capaz de gerar oleosidade excessiva”, diz Viviane.
Estresse causa cabelo branco: Verdade
“Estresse é um fator oxidativo, que acelera sim o surgimento de cabelos brancos em alguns casos. Mas, na maioria das vezes, ocorre em decorrência da genética do indivíduo”, conta.
A fase da lua impacta no crescimento do cabelo: Mito
Viviane destaca que não há nenhum embasamento científico que prove que o ciclo lunar impacta em qualquer fator capilar, apesar de ser uma crença popular. “São mitos passados de geração em geração e que ainda tem muita força, embora não sejam comprovados pela ciência.”
Caspa é sinal de má higiene: Mito
De acordo com a especialista, a caspa surge por fatores individuais em cada paciente. No entanto, o que se sabe é que o problema costuma aparecer em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, fazendo com que a oleosidade produzida crie um ambiente propício para desenvolver a doença. “Não lavar o couro cabeludo pode, de fato, piorar esse quadro, mas não é a causa do problema”, garante.
Prender sempre os cabelos pode ajudar na queda: Verdade
“Através da tração excessiva dos fios, é possível sim favorecer a queda e, inclusive, resultar em falhas no couro cabeludo. Mas isso só acontece em casos extremos e quando os penteados apertados fazem parte da rotina”, descreve.
Comer e manter hábitos saudáveis influenciam na saúde capilar: Verdade
Assim como a nossa saúde como um todo, a qualidade do nosso cabelo também está relacionada à qualidade da nossa alimentação. “Cada fio é composto por células que contêm uma proteína chamada queratina. Essas células precisam ser nutridas com minerais e vitaminas, que só podem ser realmente consumidas com bons hábitos alimentares”, finaliza a profissional.