Cidade

Velocidade máxima em Patamares e Bonfim é agora de apenas 30km

O Zona 30 foi implantado pela Prefeitura nesta segunda-feira, 31 de maio

Foto: Betto Jr.
Velocidade máxima: 30 quilômetros por hora

Os bairros do Bonfim e Patamares foram os primeiros da capital baiana a receberem o Zona 30, com o objetivo, segundo o prefeito Bruno Res, de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. 

A mudança na velocidade máxima permitida afetam o trânsito na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares). Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h. T

também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres. 

“Aqui no Bonfim havia desorganização grande no trânsito, com frequência de acidentes Está comprovado que não há melhor decisão para diminuir o número ocorrências do que a redução das velocidades das vias. Isso não compromete o fluxo do trânsito. Pelo contrário, a partir de ordenamento, na prática, o tempo de deslocamento acaba sendo menor”, disse o prefeito, anunciando que medidas viárias similares serão adotadas em outras regiões da cidade. 

“Até 2030, a meta é reduzir em mais 50% o número de mortes no trânsito e, para isso, avançaremos em ações como o Zona 30 pela cidade”, frisou. 

De janeiro a abril deste ano, a Transalvador registrou 57.401 infrações por excesso de velocidade. Este número é 50,5% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 116.355 notificações foram emitidas por esse tipo de infração.