Bahia / Nordeste

Temporada reprodutiva 2021 de baleias-jubarte começa mais cedo

Notícia anima pesquisadores

Foto: Projeto Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Os animais normalmente são avistados entre junho e outubro na costa Sudeste e Nordeste do Brasil

Num ano em que notícias preocupantes sobre a pandemia de Covid-19 ainda dominam o noticiário, no mar há motivos para alegria e celebração: as baleias estão de volta, e em grande número a julgar pelas observações iniciais de uma temporada reprodutiva que começou mais cedo.

Normalmente avistadas entre junho e outubro ao longo da costa Sudeste e Nordeste do Brasil, as baleias-jubarte, antes ameaçadas pela caça indiscriminada, já começaram a ser avistadas regularmente na região de Ilhabela (SP), e devem, em breve, também ser vistas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Os animais estão chegando de uma migração de cerca de 4.000 Km desde sua área de alimentação nas ilhas Geórgia do Sul, vindo às águas brasileiras para acasalar, parir e amamentar seus filhotes durante o inverno e primavera. Estima-se que a população brasileira esteja perto de 20.000 baleias.

“As avistagens recentes na região de Ilhabela, que vem se firmando como um hotspot de baleias e golfinhos na costa brasileira, confirmam que não só as jubartes estão reocupando sua área original de distribuição do período anterior à caça, mas também que essa recuperação está levando a uma presença mais prolongada da espécie em nossas águas”, explica o coordenador de Comunicação do Projeto Baleia Jubarte patrocinado pela Petrobras, Enrico Marcovaldi.

Uma temporada anual de baleias mais longa é uma excelente notícia também para a Economia das cidades costeiras onde as jubartes aparecem com frequência: o Turismo de Observação desses animais já gera emprego e renda significativos em diversas comunidades da Bahia ao Espírito Santo, e espera-se que Rio e São Paulo entrem em breve no circuito brasileiro da atividade, ajudando a alavancar a Retomada Verde do Turismo brasileiro.

Para ajudar no ordenamento e no desenvolvimento sustentável da atividade, o Projeto Baleia Jubarte, em parceria com a Tauassu Consultoria Ambiental, Projeto Baleia à Vista e Prefeitura Municipal de Ilhabela, está organizando um programa de capacitação para operadores turísticos do Município, voltado ao conhecimento das normas de avistagem e interpretação do comportamento das baleias e golfinhos.

No Rio da Janeiro, o Projeto pretende ampliar a parceria com o Projeto Baleias e Golfinhos do Rio de Janeiro, onde a doutora Liliane Lodi registra há vários anos a presença crescente das jubartes.

Apoiando a promoção do Turismo de Observação e a conscientização do púbico sobre a presença das baleias, os Espaços Baleia Jubarte na Praia do Forte (BA) e Vitória (ES) estão abertos à visitação, com protocolos sanitários adequados, e nos quais os monitores do Projeto atendem turistas e moradores locais interessados em saber mais sobre esses animais fascinantes.

Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede Biomar juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo.

Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que têm contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.