Palco

Espetáculo 'Dez por Dez' tem estreia online no Teatro Unimed

Obra de Neil LaBute retrata a complexidade da natureza humana

Foto: Divulgação
As dez histórias de dez minutos cada reúnem um time de dez atores

Dez atores interpretam diretamente para a câmera, em tempo real, sem cortes ou edições. Texto e trabalho de ator são os principais elementos da construção de cada personagem, sem truques, sem efeitos especiais, falando diretamente com o público.

Assim é Dez por Dez, uma coleção de monólogos originais escritos pelo roteirista, cineasta e dramaturgo Neil LaBute (de filmes como Na Companhia de Homens, Enfermeira Betty e Morte no Funeral), em uma versão brasileira dirigida pelos Irmãos Leme e realizada pela Dueto Produções, que estreia com acesso gratuito nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, no site do Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br).

Com adaptação dos Irmãos Leme - Guilherme Leme Garcia e Gustavo Leme -, as dez histórias de dez minutos cada reúnem um time de dez atores que dão vida a personagens homens e mulheres nas faixas dos 20, 30, 40, 50 e 60 anos de idade.

O elenco brasileiro é formado por Angela Vieira e Leopoldo Pacheco (60 anos), Denise Fraga e Eucir de Souza (50 anos), Pathy Dejesus e Bruno Mazzeo (40 anos), Chandelly Braz e Ícaro Silva (30 anos) e Luisa Arraes e Johnny Massaro (20 anos). 

“Já nas primeiras leituras e ensaios, percebemos uma entrega total do elenco brasileiro, alguns até mesmo explorando novas personagens e oportunidades de atuação, com grande poder de identificação com o público”, observa Guilherme.

Dono de texto ágil, engenhoso e sarcástico, LaBute busca, neste trabalho, retratar a complexidade da natureza humana, por meio de personagens que representam um retrato da sociedade atual, contando histórias, muitas vezes pessoais, sobre amor e luxúria.

Tudo, claro, devidamente adaptado à realidade brasileira pela dupla formada pelos irmãos Guilherme Leme Garcia (ator, diretor) e Gustavo Leme (cineasta e um dos principais diretores de filmes publicitários do Brasil).

Guilherme já havia montado um dos sucessos de Neil LaBute (A Forma das Coisas) e sempre foi um entusiasta de sua obra. Gustavo logo se encantou pelo projeto Dez por Dez, com formato dinâmico, moderno e belo conteúdo dramatúrgico.

Assim, a dupla assumiu o desafio de transferir para a realidade brasileira o cenário social da versão original, bem marcado pela cultura norte-americana, mantendo a estética e a sofisticação concebidas por LaBute, utilizando grandes atores brasileiros. O próprio elenco também fez algumas colaborações na versão brasileira.

Com personagens fortes e temas instigantes, Neil LaBute tem se firmado como um dos mais importantes e implacáveis dramaturgos contemporâneos, além de roteirista e diretor de cinema. Esta sua obra e este grande elenco abrem a programação 2021 do Teatro Unimed, dando continuidade ao projeto Teatro Unimed Em Casa, que estreou com grande sucesso em outubro de 2020, com Luis Miranda e o espetáculo Madame Sheila, visto por mais de 80 mil pessoas, em 40 países.

 

Programação, elenco e sinopses (a cada semana, duas novas histórias exibidas)

 

Quinta-feira, 20 de maio

#1 - Mulher de 60 anos: Angela Vieira - mulher conta sobre um momento do seu passado, em que viveu uma relação que se resumiu a único beijo e a marcou para o resto da sua vida.

 

#2 - Homem de 20 anos: Johnny Massaro - garoto profundamente incomodado com a iminência da calvície vai revelando aos poucos um profundo amor por sua mãe, acreditando ser ela a única mulher que o aceitará careca.

 

Quinta-feira, 27 de maio

#3 - Mulher de 50 anos: Denise Fraga - mulher relata uma sequência de eventos trágicos em sua vida e revela, explicitamente, o desejo pelo suicídio. No final, ela provoca o espectador, pedindo sua ajuda para fazê-la desistir desse desejo.

 

#4 - Homem de 30 anos: Ícaro Silva - homem conta sobre uma viagem de avião, em que fica incomodado com sua vizinha de poltrona. Quando dorme durante o voo, sonha que eles vivem uma relação amorosa conflituosa e bizarra.

 

Quinta-feira, 3 de junho

#5 - Mulher de 40 anos: Pathy Dejesus - mulher conta sobre seu casamento, em que era frequentemente espancada e abusada emocionalmente por seu marido. Ela foge de casa e acaba se relacionando com outra mulher, encontrando, assim, um novo casamento e, ao mesmo tempo, um esconderijo.

 

#6 - Homem de 40 anos: Bruno Mazzeo - homem conta como o futebol faz parte fundamental de sua vida. Ele tem um filho que joga no time da escola e, acompanhando um de seus jogos, ele se envolve em uma séria briga com outro pai. Aos poucos, entendemos que ele já está morto enquanto relata a história. Bela reflexão sobre a violência nos esportes.

 

Quinta-feira, 10 de junho

#7 - Mulher de 30 anos: Chandelly Braz - jovem fala sobre um acidente de trânsito em que uma amiga morreu enviando uma mensagem para o namorado. Aos poucos, revela que eles viviam um triângulo amoroso na época do acidente.

 

#8 - Homem de 50 anos: Eucir de Souza - homem discorre sobre o orgulho de estar casado há 30 anos. Ele não se conforma com casais que se separam e famílias não-tradicionais. Aos poucos, revela-se um homofóbico radical.

 

Quinta-feira, 17 de junho

#9 - Mulher de 20 anos: Luisa Arraes - menina traída pelo namorado passa a ter várias relações afetivas sem sentido, como forma de vingança.

 

#10 - Homem de 60 anos: Leopoldo Pacheco - homem expõe seu incômodo e resistência a mudanças de hábitos e costumes na sociedade. Aos poucos, vai se revelando um racista conservador e intolerante com imigrantes.

 

Dez por Dez - Serviço

Espetáculo: Dez por Dez

Local: Teatro Unimed em Casa (online)

Endereço: www.teatrounimed.com.br

Estreia: quinta-feira, 20 de maio de 2021, às 21h

Horários: às quintas-feiras, sempre às 21h. A cada semana, duas histórias de dez minutos de duração cada. As últimas histórias serão apresentadas no dia 17 de junho de 2021. Toda a obra poderá ser vista no site do Teatro Unimed até 11 de julho de 2021.

Classificação: variável de acordo com cada episódio

Ingressos: gratuito

Duração: 10 minutos

https://www.facebook.com/TeatroUnimed

https://www.instagram.com/teatrounimed/