A Bahia ultrapassou nesta terça-feira (18 de maio) a marca de 3 milhões de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19).
Nos primeiros 15 dias de maio o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) registrou um aumento de 32% dos casos positivos para coronavírus, no Estado. De acordo com a diretora-geral da unidade, Arabela Leal, a taxa de positividade para a doença ficou em 49,27% na última semana.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que a Bahia é o estado brasileiro com maior agilidade na aplicação da vacina. “Imunizamos 1 milhão de pessoas em 30 dias e poderíamos vacinar ainda mais se o Governo Federal enviasse doses em quantitativo suficiente para atender a demanda”, afirma.
O titular da pasta estadual da Saúde destaca ainda que “a partir de agora, cada baiano que somar-se a essa população já vacinada, estará reduzindo progressivamente e exponencialmente o risco da nossa população. É muito importante não esquecer de vacinar para a segunda dose, sendo 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca/Oxford e Pfizer. Quero apelar aos municípios, aos prefeitos e secretários de saúde que reforcem as equipes de vacinação para que possamos continuar mantendo a Bahia como o estado que vacina mais rápido os seus habitantes”, afirma Vilas-Boas.
A Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados, superando a marca de 20% da população vacinada com a primeira dose.