Este é o podcast Curta de Casa. E hoje a gente sai daqui direto para a Coreia do Sul. Rosana Andrade já está embarcando, para nos contar sobre como a cultura sul-coreana está se espalhando pelo mundo. Preste atenção nessas duas palavras: hallyu e dorama. Você ainda vai ouvir falar muito sobre elas. Espere só.
E já que estamos fora do país aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira // Hoje, claro, beijo especial para os nossos 11 ouvintes na Coreia do Sul! Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me. É massa!
***
E o Itaú Cultural acaba de lançar o “Cena Agora”, programação voltada à criação de cenas teatrais curtas e que estreia com os olhos todos voltados para o Nordeste.
***
Pense aí, um espetáculo-game que usa todos os recursos cênicos e tecnológicos e coloca você em cena. Ou seria no campo de batalha ?
https://coato-coletivo.itch.io/inimigos
***
Uma mulher conhece um homem e eles começam a namorar. Tudo vai bem até que uma crise de ciúmes desencadeia uma série de agressões.
A história narrada é o enredo da peça "#MadalenaSemFiltro", de Lays Ariozi, mas poderia ser de muitas outras mulheres brasileiras.
Confira na reportagem de Roberto Aguiar.
***
Talentosa que só, Tais Nader está lançando o single “Tonha e o Formulário”, que narra uma história de desafio e superação de mulheres que lutam para sobreviver.
E Taís Nader conta tudo pra gente.
Ouça
Tonha e o Formulário
***
Uma notícia super bonita que chega do Paraná, pelas mãos também do Itaú Cultural. É o livro "Eu mais velha – cura, fé e ancestralidade", que mapeia conhecimentos tradicionais da cultura caiçara e dos Guaranis M’bya por meio de sete senhoras, que compartilharam com a equipe do projeto saberes sobre benzimentos, orações, simpatias, batismo, defumações, dietas, remédios.
Rosana Andrade conta mais pra gente.
***
Jornalista quando resolve escrever livro pode ter certeza que é coisa boa de ler. Em especial esse for uma profissional como Joana Dark, de primeira linha, e que ainda por cima tem um grande coração. Pois é dela o livro de contos “Entrelinhas e Afetos”.
O livro de contos “Entrelinhas e afetos” está à venda pela Amazon.
Joyce Melo falar mais pra gente.
***
Está chegando o tempo do forró encher nossa terra de alegria ( nem que seja dançando na sala de casa). Agora imagine celebrar 20 anos fazendo isso ? É o que está fazendo a Banda Fulô de Mandacaru, grupo pernambucano, que ainda por cima está homenageando a Bahia.
Fundada em Caruaru, a Banda Fulô de Mandacaru segue caminho renovado cheia de novos projetos.
Armandinho do Acordeon falou ao Curta de Casa.
Ouça
Fulô de Mandacaru
***
Atenção quem tem fé na força da palavra! Evento gratuito realiza uma série de encontros entre artistas e especialistas para discutir e pensar a arte da contação de histórias e outras narrativas que moldam a nossa vida.
Laís Matos conta mais.
***
Achei sofisticado, sensível este trabalho, o novo disco de André Dias, a começar pelo nome: “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”.
Compositor, cantor e guitarrista autodidata... vamos deixar que ele conte mais.
Ouça
Remonta
***
Chegou a hora do 11º Cinefantasy, que tem homenagem a Neville D'Almeida e filmes baianos. Uma riquíssima programação acontece em paralelo ao festival. Se ligue e acesse www.cinefantasy.com.br ou vá nas redes sociais do CineFanntasy.
Na reportagem de Francisco Artur.
***
Tradição centenária, transmitida de geração em geração, o Baile Pastoril Queimada da Palhinha é o tema de uma série de projetos que busca salvaguardar a memória dessa prática cultural, uma das marcas identitárias de comunidades da Região Metropolitana de Salvador.
No site https://memorialqueimadadapalhinha.art.br/exposicao/ é possível conferir registros fotográficos realizados ao longo de 18 anos. Já
os 345 fonogramas, partituras, vídeos, filmes, fotografias, livros e textos acadêmicos referentes ao Baile Pastoril Queimada da Palhinha estão disponíveis no endereço www.memorialqueimadadapalhinha.art.br.
Iven Vit foi saber mais.
***
Domingo, 18, é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data tem como objetivo a valorização e proteção de bens culturais em todo mundo. Neste dia o projeto Património Scena 5.0 vai apresentar, às quatro da tarde no Brasil e às oito da noite em Portugal, o “Alma Mater-A voz do património por trás das máscaras - Passados complexos: Futuros diversos”.
A intenção é apresentar sítios do Patrimônio Cultural do Brasil e de Portugal. Idealizado e produzido pelo produtor baiano Christiano Bomfim o evento, que conta com o apoio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, será aberto ao público com transmissão por streaming no Canal Facebook do Icomos-PT.
A trilha sonora terá participação especial do Brasil Afro Sinfônico, com Olodum, Armandinho Macedo e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo.
Rosi Ferh, atriz e apresentadora do evento conta mais pra gente.
***
E a gente encerra o Curta de Casa de hoje apresentando o jovem músico baiano Tiago Nunes que lançou seu primeiro EP “Força do Tambor”.
Integrante da Orkestra Rumpillezz e da banda do cantor Bell Marques, ele fala sobre o disco com a gente.
Ouça
Força do Tambor