Livros / Música / Palco

Curta de Casa: como a Coreia do Sul quer ocupar parte de sua vida

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Pixabay/Creative Commons

Este é o podcast Curta de Casa. E hoje a gente sai daqui direto para a Coreia do Sul. Rosana Andrade já está embarcando, para nos contar sobre como a cultura sul-coreana está se espalhando pelo mundo. Preste atenção nessas duas palavras: hallyu e dorama. Você ainda vai ouvir falar muito sobre elas. Espere só.

E já que estamos fora do país aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira // Hoje, claro, beijo especial para os nossos 11 ouvintes na Coreia do Sul! Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me. É massa!

***

E o Itaú Cultural acaba de lançar o “Cena Agora”, programação voltada à criação de cenas teatrais curtas e que estreia com os olhos todos voltados para o Nordeste.

***

Pense aí, um espetáculo-game que usa todos os recursos cênicos e tecnológicos e coloca você em cena. Ou seria no campo de batalha ?

https://coato-coletivo.itch.io/inimigos

***

Uma mulher conhece um homem e eles começam a namorar. Tudo vai bem até que uma crise de ciúmes desencadeia uma série de agressões. 

A história narrada é o enredo da peça "#MadalenaSemFiltro", de Lays Ariozi, mas poderia ser de muitas outras mulheres brasileiras. 

Confira na reportagem de Roberto Aguiar.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a peça Madalena Sem Filtro (a partir de 10 minutos 5 segundos)

***

Talentosa que só, Tais Nader está lançando o single “Tonha e o Formulário”, que narra uma história de desafio e superação de mulheres que lutam para sobreviver. 

E Taís Nader conta tudo pra gente.

Clique no Play para ouvir Taís Nader (a partir de 12 minutos 17 segundos)

Ouça
Tonha e o Formulário

***

Uma notícia super bonita que chega do Paraná, pelas mãos também do Itaú Cultural. É o livro "Eu mais velha – cura, fé e ancestralidade",  que mapeia conhecimentos tradicionais da cultura caiçara e dos Guaranis M’bya por meio de sete senhoras, que compartilharam com a equipe do projeto saberes sobre benzimentos, orações, simpatias, batismo, defumações, dietas, remédios. 

Rosana Andrade conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o livro Eu mais velha (a partir de 14 minutos 3 segundos)

***

Jornalista quando resolve escrever livro pode ter certeza que é coisa boa de ler. Em especial esse for uma profissional como Joana Dark, de primeira linha, e que ainda por cima tem um grande coração. Pois é dela o livro de contos “Entrelinhas e Afetos”. 

O livro de contos “Entrelinhas e afetos” está à venda pela Amazon.

Joyce Melo falar mais pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o livrro Entelinhas e Afetos (a partir de 16 minutos 1 segundo)

***

Está chegando o tempo do forró encher nossa terra de alegria ( nem que seja dançando na sala de casa). Agora imagine celebrar 20 anos fazendo isso ? É o que está fazendo a Banda Fulô de Mandacaru, grupo pernambucano, que ainda por cima está homenageando a Bahia.

Fundada em Caruaru, a Banda Fulô de Mandacaru segue caminho renovado cheia de novos projetos.

Armandinho do Acordeon falou ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Armandinho do Acordeon (a partir de 18 minutos 27 segundos)

Ouça
Fulô de Mandacaru

***

Atenção quem tem fé na força da palavra! Evento gratuito realiza uma série de encontros entre artistas e especialistas para discutir e pensar a arte da contação de histórias e outras narrativas que moldam a nossa vida.

Laís Matos conta mais.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre Palavras Mágicas (a partir de 19 minutos 48 segundos)

***

Achei sofisticado, sensível este trabalho, o novo disco de André Dias, a começar pelo nome: “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”.

Compositor, cantor e guitarrista autodidata... vamos deixar que ele conte mais.

Clique no Play para ouvir André Dias (a partir de 21 minutos 13 segundos)

Ouça
Remonta

***

Chegou a hora do 11º Cinefantasy, que tem homenagem a Neville D'Almeida e filmes baianos. Uma riquíssima programação acontece em paralelo ao festival. Se ligue e acesse www.cinefantasy.com.br ou vá nas redes sociais do CineFanntasy.

Na reportagem de Francisco Artur.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Cinefantasy (a partir de 22 minutos 36 segundos)

***

Tradição centenária, transmitida de geração em geração, o Baile Pastoril Queimada da Palhinha é o tema de uma série de projetos que busca salvaguardar a memória dessa prática cultural, uma das marcas identitárias de comunidades da Região Metropolitana de Salvador.

No site  https://memorialqueimadadapalhinha.art.br/exposicao/ é possível conferir registros fotográficos realizados ao longo de 18 anos. Já
os 345 fonogramas, partituras, vídeos, filmes, fotografias, livros e textos acadêmicos referentes ao Baile Pastoril Queimada da Palhinha estão disponíveis no endereço www.memorialqueimadadapalhinha.art.br.

Iven Vit foi saber mais.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Baile Pastoril Queimada da Palhinha (a partir de 25 minutos 23 segundos)

***

Domingo, 18, é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data tem como objetivo a valorização e proteção de bens culturais em todo mundo. Neste dia o  projeto Património Scena 5.0 vai apresentar, às quatro da tarde no Brasil e às oito da noite em Portugal, o “Alma Mater-A voz do património por trás das máscaras -  Passados complexos: Futuros diversos”.

A intenção é  apresentar sítios do Patrimônio Cultural do Brasil e de Portugal. Idealizado e produzido pelo produtor baiano Christiano Bomfim o evento, que  conta com o apoio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, será aberto ao público com transmissão por streaming no Canal Facebook do Icomos-PT.

A trilha sonora terá participação especial do Brasil Afro Sinfônico, com Olodum, Armandinho Macedo e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo.

Rosi Ferh, atriz e apresentadora do evento conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre o Alma Mater (a partir de 28 minutos 37 segundos)

***

E a gente encerra o Curta de Casa de hoje apresentando o jovem músico baiano Tiago Nunes que lançou seu primeiro EP Força do Tambor”.

Integrante da Orkestra Rumpillezz e da banda do cantor Bell Marques, ele fala sobre o disco com a gente.

Clique no Play para ouvir Tiago Nunes (a partir de 29 minutos 10 segundos)

Ouça
Força do Tambor