O instrumento que está no Brasil desde pelo menos o século XIX, tendo caminhado da música europeia para fiel acompanhante dos ritmos brasileiros, será celebrado mais uma vez pelo Festival Digital Internacional de Violão.
Em sua segunda edição, que acontece entre 12 e 14 de março, o evento receberá concertos, lançamentos e masterclasses em uma programação totalmente virtual.
A sua primeira edição foi realizada em 2013, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia com tradição no estudo de violão e que abriga um dos poucos conservatórios públicos do Nordeste.
Ambiente este em que se fortalecem os nomes de João Omar, Léo Brasileiro, Carlos Porto e Tarcísio Santos (ganhador do Festival Educadora de Música).
Assim, entre os objetivos da iniciativa está o de formação de público para a música erudita, incentivar jovens músicos ao estudo do instrumento e incluir a cidade no circuito da música erudita de concerto.
Dentre os grandes nomes nacionais presentes na programação está Guinga, considerado um dos violonistas mais habilidosos do Brasil.
Suas digitais reverberam no tempo através das vozes de artistas como Ivan Lins, Sergio Mendes e Chico Buarque. A devoção ao violão somada à sua habilidade fizeram com que um dos mais conhecidos e respeitados violonistas do mundo, o espanhol Paco de Lucia, reverenciasse Guinga e o universo musical brasileiro.
A conexão internacional proposta pelo evento vem com a participação do Duo Siqueira Lima (Brasil/Chile), de Elodie Bouny (Venezuela), e Marcel Powell (França/Brasil). O último é aluno e filho de Baden Powell, ícone da música brasileiro e um dos mestres do violão brasileiro.
“É uma grande satisfação realizar a segunda edição deste festival, pois Conquista é conhecida nacionalmente por ter grandes instrumentistas. Esta é uma oportunidade de dar visibilidade aos grandes nomes da cidade”, comenta Ricardo Marques, um dos idealizadores do projeto.
Suíte Popular Conquistense
Um dos pontos altos da programação do festival será o lançamento do álbum de obras inéditas de choros e valsas do violonista Carlos Porto, com produção de Luciano PP.
Em “Suíte Popular Conquistense”, título dado por Fabiano Cardoso (in memorian), um dos idealizadores do Festival Internacional de Violão, Porto reúne ex-alunos que saíram do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista e hoje são músicos profissionais.
Dentre eles, Léo Brasileiro, que integra a banda de Ivete Sangalo, e Afonso Celso,
ganhador de diversos prêmios internacionais.
O Festival Digital Internacional de Violão – Segunda Edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela
Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Conta ainda com o apoio cultural da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, através do Sistema Uesb de Rádio e TV – SURTE, do Zênite Vestibular e Cursos, do Movimento Violão de Vitória da Conquista, da Revista Gambiarra e do Coletivo Suíça Bahiana.
ANOTE
O quê: Festival Digital Internacional de Violão
Data: 12 a 14 de março de 2021
Transmissão: YouTube
Inscrições: https://linktr.ee/
Quanto é: Evento gratuito