Artes Visuais / Ciência

Curta de Casa: faça um passeio pelas estrelas sem sair do sofá

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Pixabay/Creative Commons

E a gente começa o Curta de Casa de hoje apresentando a você o Planetário Virtual Unikósmica. Isso mesmo, um planetário de onde você pode ver as estrelas e aprender muito sobre o céu, os planetas, constelações, nossa galáxia, o universo, de dentro de casa.

O Curta de Casa conversou com o cosmógrafo Paulo Sobreira, da Universidade Livre de Educação Cósmica – Unikósmica, professor associado da Universidade Federal de Goiás  – Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, que está à frente desta coisa sensacional.

No vídeo
Planetário virtual Unikósmica

O planetário integra a proposta educacional da Unikósmica, estruturada na transmissão de conhecimentos em três pilares: a humanidade, o meio ambiente e o cosmos. Todas as primeiras sextas-feiras do mês, às sete e meia da noite, tem lives. As constelações do verão e do outono são os destaques da terceira edição do Planetário Virtual Unikósmica, no próximo dia 5 de março. 

E a promessa do professor Paulo é de céu do período com os planetas visíveis, as constelações do fim do verão e início do outono e suas curiosidades. 

***

E olhe só, a cantora e compositora baiana Geovanna Costa lançou nas redes o single “Conexão”, que tem clipe bem bonito e tudo mais.

Pedro Moraes conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre sobre o lançamento da cantora Geovanna Costa (a partir de 4 minutos 34 segundos)

No vídeo
Geovanna Costa - Conexão (Clipe Oficial)

***

No dia da reabertura dos transportes públicos no Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, uma imagem provou que pode valer mesmo mais que mil palavras. Não deu outra, "Avião do Trabalhador", de Yan Carpenter, viralizou nas redes sociais.


Foto: Yan Carpenter

Iven Vit conta essa história.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a foto Avião do Trabalhador (a partir de 6 minutos 57 segundos)

***

Eu gosto muito da Baiana System, que eu vi nascendo e crescendo e virando tudo que tem direito de ser. E sempre quero mostrar aqui o que eles estão fazendo. Pois é o Navio Pirata deles zarpou mais uma vez e os meninos acabam de lançar “Reza Forte”.

É a primeira faixa a sair do novo disco do BaianaSystem, intitulado OXEAXEEXU e tem a parceria de BNegão. O clipe é lindo e a reza realmente é forte.

No vídeo
Reza Forte - BaianaSystem

***

Agora a gente vai a São Paulo. No dia do aniversário de Sampa foi aberta uma loja muito interessante, a Dolores Nostalgias.

Rosana Andrade conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a loja Dolores Nostalgias (a partir de 10 minutos 13 segundos)

***

O nome dela é Fernanda Millen e ela tem uma voz super bonita e está voltando com tudo a cantar. Fernanda conta que aos 13 anos, ao ser convidada por Sálua Chequer (grande fada madrinha!) para cantar o hino nacional, pisou pela primeira vez em um palco e cantou para uma grande plateia. A partir dali, sabia que havia encontrado o seu lugar no mundo.

Aí seguiu cantando em bandas de amigos, se apresentando em teatros e barzinhos,  fez parte de uma banda de Axé, mas não era bem a dela... Como havia cursado Direito na UFBa, fez concurso público e ao mesmo tempo passou também a cursar a Escola de Música da UFBa e, seguiu com a vida. Agora no meio da pandemia surgiu na sua cabeça, no seu coração, o projeto Múltipla!

A partir daqui ela mesma conta a história...

Clique no Play para ouvir Fernanda Millen (a partir de 13 minutos 37 segundos)

“Saudade” é a segunda música que Fernanda lança pelo Múltipla. Ouça a música e me diga se Fernanda Millen não é ótima? Guardem esse nome.

No vídeo
Fernanda Millen - Saudade (Clipe Oficial)

***

Eu gosto de maracatu. Dá uma emoção... parece que o tambor bate no seu peito, junto com seu coração. E aqui em Salvador tem maracatu muito legal e feito por mulheres. Já vi nas ruas da Festa de Yemanjá, no Rio vermelho. É o Maracatu Ventos de Ouro.

Mas deixa Roberto Aguiar contar o que as meninas andam fazendo.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Maracatu Ventos de Ouro (a partir de 15 minutos 32 segundos)

 

Com a gente Roberto Aguiar, nosso parceiro da revista Sobrado, que faz jornalismo cultural crítico e independente. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta muito!

Com a gente também nossos parceiros da Rádio Nova da Língua Portuguesa que é feita por lusófonos de várias origens e latitudes. Para ouvir a Rádio Nova da Língua Portuguesa acesse www.rnlp.me.

Hoje nós estreitamos ainda mais os laços e passamos a colocar, em viva voz, as contribuições que queremos que cheguem de todas as partes do mundo onde há gente falando português. E a gente começa com nosso embaixador.

Clique no Play para ouvir Antonio Cunha (a partir de 18 minutos 7 segundos)

***

E agora a gente encerra nosso Curta de Casa de hoje ouvindo, por indicação de Antônio Cunha, “A Noite”, que reúne  Stereossauro e os cantores Marisa Liz e Carlão, todo mundo português.

No vídeo
A Noite - Stereossauro e os cantores Marisa Liz e Carlão

Pra você ficar aí de casa abanando o capacete, sacudindo o piolho... Até mais! Beijos!