Tecnologia

6 verdades ou mentiras sobre a utilização de aparelhos celulares

Especialista no assunto esclarece as principais dúvidas sobre o tema

Foto: Skitterphoto/pxhere/Creative Commons
Como evitar danos ao seu aparelho

As dúvidas são tiradas por Tatiana Moura, da Fix Online, assistência técnica de celular.

Arroz salva os celulares que caem na água?
Mentira - Ele absorve apenas o líquido que fica na superfície. A água que atinge a placa só consegue ser extraída abrindo o celular e fazendo o procedimento conhecido como banho químico.

Se o celular cair na água, não o ligue na tomada e procure uma assistência técnica o quanto antes. Atenção para a água do mar, que prejudica ainda mais o celular.

Pasta de dente tira o risco na tela do celular?
Mentira - Creme dental não resolve o problema e, além disso, pode entrar no LCD e prejudicar o seu funcionamento. Para evitar o problema o ideal é usar uma tela de proteção de qualidade (de preferência de vidro que é mais resistente).

Usar o smartphone com a tela rachada danifica o aparelho?
Verdade - O celular pode continuar funcionando se o touch não tiver sido prejudicado, mas se a pessoa continuar utilizando corre o risco de comprometer o LCD. Neste caso, a situação fica mais complicada e só a troca de vidro não resolve o problema.

Bateria fica viciada?
Mentira - Isso acontecia com as antigas baterias de níquel. Hoje, os smartphones utilizam baterias íon de lítio que não sofrem deste mal. Pode carregar quando quiser.

É preciso usar a bateria até o final para ser recarregada?
Mentira - Não precisa seguir esses ciclos completos de carga e descarga. Os smartphones atuais estão preparados para atender às nossas necessidades de uso.

O celular precisa ser retirado da tomada quando a bateria atingir os 100%?
Depende- Deixar o celular no carregador depois da carga estar completa não compromete o aparelho desde que seja um carregador original ou de boa procedência.

Um carregador de má qualidade costuma não identificar que o celular chegou aos 100%, continua passando corrente para o aparelho e pode fazer a bateria inchar e até explodir. Tenha bastante atenção com isso.