Bahia / Segurança

70 "bananas" de dinamite são apreendidas em ônibus na Bahia

O arsenal bélico foi encontrado escondido na bagagem de passageiro

O explosivo apreendido pela polícia

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Bahia (CIPE Chapada ) realizava fiscalização em frente à unidade operacional policial (UOP) da PRF, em Ibotirama (BA), quando deu ordem de parada a um ônibus de transporte coletivo de passageiros.

Ao subirem no veículo e conversar com os ocupantes, os policiais perceberam um nervosismo incomum por parte de um dos passageiros, o que elevou o grau de suspeita e decidiram aprofundar a fiscalização no ônibus.

Em uma revista no compartimento de bagagem os policiais encontraram as “bananas” de explosivos (dinamites) do tipo emulsão encartuchada; pavis detonantes; espoletas e apetrechos que são utilizados na detonação de material explosivo.

Os policiais conseguiram identificar o dono da droga através do tíquete de bagagem.

O passageiro de 25 anos que é natural da cidade de Cícero Dantas (BA) relatou que receberia cerca de 25 mil reais pelo serviço. Suspeita-se que o arsenal bélico seria utilizado na prática de crimes.

O homem foi preso em flagrante delito e todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária em Ibotirama (BA).

O combate ao crime organizado é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.

A PRF na Bahia alerta que intensificou a fiscalização nos 10 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o estado. Para isso, equipes estão concentradas e realizando policiamento orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Caminhoneiro transportava anfetamina

Na divisa entre Bahia e Alagoas, PRF apreende quase 69 unidades de anfetamina com caminhoneiro. Trata-se de medicamento que possuí comercialização proibida no Brasil pela Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O material estava sendo transportado no interior de um veículo de carga, modelo Vw/24.250 Cnc, que foi abordado pelos policiais no KM 101 da BR 423. as unidades estavam escondidas no compartimento da buzina do caminhão.

A Lei 13.103/15, mais conhecida como “Lei dos caminhoneiros”, prevê o intervalo de descanso obrigatório de motoristas de caminhão, ônibus e vans. O descanso é de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas, e, também, a normativa prevê que após dirigir 5 horas seguidas é obrigatório um intervalo de, no mínimo, uma hora para refeição.

Com objetivo de dirigir várias horas seguidas, sem descanso, para cumprir prazos predeterminados ou até faturar um extra no final de cada viagem, alguns motoristas de caminhão optam em utilizar o rebite. A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga – já que conseguem executar uma atividade qualquer por mais tempo – de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.