Esportes

Bahia faz 3 a 1 e impede o Atlético MG de voltar à liderança na Série A

Com a vitória, o Bahia pulou para a 12ª colocação no Brasileiro

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O Bahia voltou a vencer

Depois de sair atrás no placar, o Tricolor teve gás, correu atrás e superou o Atlético-MG por 3 a 1, com gols de Daniel e dois de Gilberto. Savarino marcou pela equipe mineira. O duelo da noite desta segunda-feira (19) foi válido pela 17ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Bahia pula quatro posições na tabela, subindo para a 12ª colocação Já a equipe mineira perdeu a chance de voltar à liderança, aparecendo agora em segundo, com 31 pontos.

O Galo dominou o primeiro tempo no Pituaçu, jogou melhor e desceu para o intervalo com um gol de vantagem. O lance foi assim: na marca dos 20 minutos, após bola cruzada na área, o zagueiro Réver ajeitou para Savarino, que apareceu e mandou para o fundo das redes de Douglas. Inapelável. 

O Atlético-MG voltou em ritmo intenso do intervalo, quase ampliou com Keno e Savarino. Mas, com o passar do tempo, o Tricolor começou a se achar em campo e conseguiu o empate.

Aos 23, Gilberto arriscou chute forte, Everson deu rebote e, na sobra, Gregore ajeitou de cabeça para Daniel completar para as redes. E o Bahia mostrou sua força em casa, foi pra cima e buscou a virada.

Aos 34, Guga errou no recuo de bola, Gilberto dominou, passou por Everson, limpou Igor Rabello e correu para o abraço.

Dez minutos depois, em outro contra-ataque, Gilberto foi lançado, invadiu a área e bateu forte na saída de Everson, sem chances para o goleiro atleticano.

Foi a quinta vitória do Bahia no Brasileirão.

Próximos jogos - Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o Sport no sábado, às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O Bahia teve o jogo adiado contra o Fortaleza e entrará em campo apenas no dia 31 de outrubro (sábado), às 19h, na Vila Belmiro, em Santos (SP).

Ficha do jogo
Bahia 3 x 1 Atlético MG


Bahia-BA
Douglas Friedrich;
Ernando (Nino Paraíba), Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba;
Gregore, Elias, Edson (Gilberto) e Ramon (Daniel);
Fessin (Alesson) e Clayson (Marco Antônio).
Técnico: Cláudio Prates (Mano Menezes estava suspenso)

Atlético-MG
Everson;
Guga, Alonso, Réver (Igor Rabello) e Guilherme Arana;
Jair, Franco e Nathan (Sávio);
Savarino, Keno e Eduardo Sasha (Marrony)
Técnico: Jorge Sampaoli

Gols
Bahia-BA
: Daniel 23' 2T, Gilberto 34' 2T, Gilberto 43' 2T
Atlético-MG: Savarino 20' 1T

Botafogo 0 x 0 Goiás

Apesar de ter feito um bom primeiro tempo e uma etapa complementar nem tão intensa, o Botafogo não saiu de um empate sem gols diante do Goiás na noite desta segunda-feira, no encerramento da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube carioca chegou à décima igualdade no torneio.

O time goiano, com o resultado, leva um ponto fora de casa, mas continua na lanterna, com apenas 11 pontos, com duas vitórias, cinco empates e oito derrotas, em 15 jogos disputados. Já são sete jogos sem triunfar. O Botafogo, por outro lado, soma 19, abrindo três da zona de degola.

O Botafogo foi muito superior ao Goiás no primeiro tempo. Teve mais de 60% de posse de bola e dominou o quesito finalização, mas não conseguiu converter esse bom momento em gol. A equipe alvinegra não foi eficiente e deixou a oportunidade de ir para o intervalo com um placar elástico, muito por causa do goleiro Tadeu.

O arqueiro novamente foi um dos destaques do time esmeraldino. Aos 17 minutos, Rhuan invadiu a área e chutou. A defesa do Goiás cortou em cima da linha e a bola sobrou para Honda. O japonês exigiu grande defesa de Tadeu, que salvou, logo na sequência, uma cabeçada de Pedro Raul.

As aparições no ataque do Goiás foram raras. O nervosismo pela má fase era evidente. A melhor oportunidade foi aos 27 minutos. Vinícius puxou contra-ataque e deu para Daniel Bessa. Ele chutou para boa defesa de Diego Cavalieri. A tática de Enderson Moreira era atuar por uma única bola.

O segundo tempo começou muito movimentado. Logo de cara, Pedro Raul jogou rente à trave. Vinícius respondeu para o Goiás e colocou Diego Cavalieri para trabalhar. Do outro lado, Tadeu também foi acionado. O goleiro pegou um arremate de Honda para deixar o zero no placar.

O Botafogo perdeu o gás e começou a dar campo para o Goiás. O time esmeraldino, no entanto, pouco conseguiu fazer para ameaçar o adversário. Coube a Edílson, na bola parada, tentar algo mas enfático. Em uma cobrança de falta do ex-lateral de Cruzeiro e Grêmio, a bola passou rente à trave.

Com Fernando e Baggio, o Goiás jogou o Botafogo para o seu campo de defesa. O time carioca passou, então, a jogar no contra-ataque. No entanto, Tadeu continuou segurando os principais avanços e garantindo um ponto importante na luta contra o rebaixamento para o time de Goiânia.

Proximos jogos - Na próxima rodada, o Goiás enfrenta o Red Bull Bragantino no sábado, às 17h, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O Botafogo teve o jogo contra o São Paulo adiado e só entrará em campo frente ao Ceará no dia 31 de outubro (sábado), às 17h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Ficha do jogo
Botafogo 0 x 0 Goiás


Botafogo-RJ
Diego Cavalieri;
Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis (Matheus Babi);
Rafael Forster (Éber Bessa), Caio Alexandre (Cícero), Honda e Bruno Nazário (Guilherme Santos);
Rhuan (Davi Araújo) e Pedro Raul
Técnico: Bruno Lazaroni

Goiás-GO
Tadeu;
Edílson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju;
Breno, Ariel Cabral, Daniel Bessa (Douglas Baggio) e Shaylon (Fernandão);
Keko (Ratinho) e Vinícius
Técnico: Luis Fernando Flores