Tecnologia

Cientista brasileira da NASA realiza palestra on-line e gratuita

Evento faz parte do NASA International Space Apps Challenge

Em apoio à realização do NASA International Space Apps Challenge 2020, a Embaixada e os Consulados dos EUA realizam uma palestra on-line e gratuita, no dia 1 de outubro, às 19h, com a cientista brasileira da NASA Dra. Rosaly Lopes. Em sua palestra, a Dra. Lopes falará sobre a importância da exploração espacial para os avanços da Ciência, Tecnologia, Inovação e também sobre sua experiência como cientista na NASA.  

Dra. Rosaly Lopes trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia, e é editora chefe da revista científica Icarus. Ela fez parte das missões Galileo e Cassini e hoje estuda geologia e condições habitáveis da Lua Titã. Rosaly já recebeu muitos prêmios, dentre eles dois da NASA por serviço excepcional e a medalha Carl Sagan da Sociedade Astronômica Americana. 

A palestra da cientista brasileira faz parte do nosso apoio em preparação para o NASA International Space Apps Challenge, que acontecerá em formato virtual nos dias 2 a 4 de outubro, com a participação de 42 cidades brasileiras. Desde a sua criação em 2012, o International Space Apps Challenge da NASA se tornou o maior hackathon mundial, envolvendo milhares de cidadãos de todas as partes do globo, em torno dos dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.  

Em 2019, o NASA International Space Apps Challenge contou com participação de cerca de 30 mil competidores de 225 cidades espalhadas por mais de 70 países. Das 40 cidades brasileiras participantes, cinco equipes foram selecionadas para a competição internacional. Dessas, duas ficaram em primeiro lugar em suas categorias e uma recebeu menção honrosa:

Primeiro lugar:  

Salvador, na melhor solução de uso de hardware - Equipe Cafeína. 
São Paulo Capital, na melhor solução impacto galático com a solução de maior potencial para melhorar a vida na terra - Equipe Massa. 

Menção honrosa: 

Belo Horizonte, com uma solução de mapeamento de imagens através de dados pra visualizar impactos da vida na terra - Equipe Goto Lua. 

Para assistir a palestra da Dra. Rosaly Lopes no dia 1 de outubro, basta acessar o link: https://interactive.america.gov/de-ipanema-a-nasa-minha-jornada-aos-vulcoes-do-sistema-solar/