Mundo / Tecnologia

Huawei supera Samsung e se torna líder mundial em celulares

Conquista ocorreu mesmo com sanções dos EUA e pandemia

Foto: Agência Ansa Brasil
Pela 1ª vez, Huawei liderou vendas de celulares em um trimestre
Pela 1ª vez, Huawei liderou vendas de celulares em um trimestre

- Pela primeira vez, a gigante de tecnologia chinesa Huawei assumiu a liderança na venda mundial de celulares, informou a consultoria especializada Canalys nesta quinta-feira (30).

Segundo os dados divulgados pela empresa, a marca chinesa vendeu 55,8 milhões de unidades no segundo semestre de 2020 contra 53,7 milhões de smartphones da sul-coreana Samsung. Ainda conforme a Canalys, é a primeira vez na última década que uma empresa que não seja a sul-coreana ou a norte-americana Apple lidera um trimestre.

As vendas da empresa de Shenzen, no entanto, são resultado de sua forte presença dentro da China, já que as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos derrubaram as vendas no exterior.

A consultoria diz que dados preliminares mostram que no comércio internacional houve uma retração de um terço após as sanções, o que pode aumentar ainda mais quando mais países forem voltando à normalidade nas compras de equipamentos eletrônicos pós-pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

No entanto, no território chinês, a queda na comparação com o mesmo período entre abril e junho de 2019 foi de apenas 5%, o que é considerado muito pouco levando em consideração os efeitos da crise sanitária. A Huawei ainda representa 70% dos celulares vendidos no país, o que mostra também uma resistência dos chineses com as marcas do exterior.

"É um resultado notável que poucas pessoas poderiam imaginar há um ano. Se não fosse a Covid-19, tudo isso não seria possível de ser verificado. Huawei apenas desfrutou plenamente da vantagem da retomada chinesa para reviver seu setor de smartphones", destacou o analista sênior da Canalys, Ben Stanton.