Televisão

Confira os destaques da TV Brasil para este domingo, 19.07

Maestro João Carlos Martins revê sua história de superação na TV Brasil

Foto: TV Brasil
TV
Convidado do programa Impressões de domingo, o maestro relembra momentos desafiadores de sua inacreditável trajetória.

“Tudo conspirou para que eu não tocasse mais piano na minha vida. Mesmo assim, dei mais de dois mil concertos no exterior. Mais de mil, tocando piano”, afirma o maestro e pianista João Carlos Martins, conhecido pelo perfeccionismo e tido como o melhor intérprete em atividade do compositor alemão Johann Sebastian Bach. O músico bate um papo com a jornalista Katiuscia Neri no Impressões inédito que a TV Brasil exibe no domingo, dia 19, às 22h30.

Conhecido pelos dedilhados certeiros ao piano e pela capacidade indiscutível de emocionar o público com suas regências, Martins relembra momentos da sua trajetória de superação, disciplina e reconhecimento. A carreira do maestro começou aos 8 anos de idade, quando já compunha ao piano obras de nível profissional.

“João, o Maestro” é o título do filme que conta a história de João Carlos Martins. Mas, para ele, o filme deveria se chamar “O sobrevivente”, diz entre risos. O perfeccionismo de Martins fez surgir seu primeiro grande desafio: distonia focal, doença comum àqueles que buscam ultrapassar seus limites de motricidade. Depois da distonia, Martins ainda sofreu um acidente que lesou suas mãos, enfrentou problemas com a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e uma forte lesão cerebral agravou suas capacidades cognitivas e motrizes. Mas, nada disso o parou.

Martins passou quatro anos de sua carreira usando apenas a mão esquerda para tocar. Pouco depois, a limitação se agravaria às duas mãos, das quais conseguia usar apenas alguns dedos. O que já era um desafio tornou-se uma missão quase impossível: tocar apenas com os dois polegares. Nada parava o mestre. A batalha, que perdurou por mais de duas décadas e 24 cirurgias, só deu trégua quando um designer de tecnologia elaborou uma luva biônica. O aparelho permitiu ao instrumentista voltar à sua plena capacidade.

“Não vou ser nunca o músico de antigamente, mas o simples prazer de colocar os dez dedos no teclado para realizar uma música, isto, me dá uma satisfação enorme”, confessa.

Em momento algum, Martins cogitou a possibilidade de se afastar da música clássica. Enquanto pôde, tocou e procurou a precisão e a velocidade ideais para interpretar composições de grandes nomes. Quando as limitações se intensificaram, ele se lançou à regência de orquestras que encheriam corações de emoção.

“A música explica que Deus existe”, afirma ao citar casos como o do compositor Ludwig van Beethoven, que, mesmo surdo, compôs obras reconhecidas universalmente. “Quando você está na frente do seu companheiro (o piano, no seu caso) ou de uma orquestra, a missão é transmitir emoção. A missão de um artista é chegar ao coração do público”, conclui.

“Aos 80 anos, estou anunciando planos para os próximos 20 anos. Aos 80 anos, você pode encarar a idade como início ou fim de uma carreira. Eu encaro como início”, revela o maestro, que agora debuta nas redes sociais e já conta com mais de 170 mil fiéis seguidores – desafio imposto pelo isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. “A esperança nunca pode sair do seu dicionário ou rotina.”

Todo domingo, o Impressões abre espaço para personalidades e autoridades de diversas áreas que têm o que acrescentar ao cotidiano brasileiro. As entrevistas apresentadas no programa ficam disponíveis na página tvbrasil.ebc.com.br/impressoes, no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site play.ebc.com.br.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos e suas atrações são destaque na TV Brasil

Série documental registra Viagem que partiu de Guapimirim em direção à cidade de Teresópolis.

O Brasil Sobre Duas Rodas que a TV Brasil exibe às 10h de domingo, dia 19, sobe a Serra Verde Imperial e visita o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A equipe do programa parte do município de Guapimirim rumo à cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

A exuberante rota através do Parque Nacional da Serra dos Órgãos revela locais belos e históricos, como o Museu Von Martius, o Mirante do Soberbo, a Granja Comary e a Igreja Matriz de Santa Tereza. O programa convida o telespectador a uma jornada rica em conhecimento, emoldurada por paisagens encantadoras.

A série Brasil sobre Duas Rodas mostra as belezas do país sob a perspectiva de motociclistas. Com 13 episódios semanais de 26 minutos, a produção convida o telespectador a uma viagem pelas deslumbrantes paisagens perfiladas no território nacional, de norte a sul.

Mar, Sol, montanha, natureza, cachoeiras, dunas, chuva e frio se alternam ao longo das viagens. O programa reúne pessoas que fazem da estrada sua casa e destaca o fascínio dos viajantes não só pelos locais, mas pela motocicleta.

Com episódios aos domingos, às 10h, a série tem reprise à 1h30 de domingo para segunda-feira. As edições podem ser vistas no site tvbrasil.ebc.com.br/brasilsobreduasrodas e no YouTube da emissora (www.youtube.com/tvbrasil). Os programas anteriores também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site play.ebc.com.br.

Animação “Bécassine, a Babá dos Sonhos” é atração da TV Brasil na tarde de domingo

A faixa Sessão Família, da TV Brasil, traz como destaque de domingo o inédito longa de animação “Bécassine, a Babá dos Sonhos.” Adaptação para cinema da popular personagem dos quadrinhos franceses, o filme tem como protagonista Bécassine de Pinchon (Muriel Robin), a babá que toda criança sonha em ter. O desenho animado vai ao ar às 14h de domingo, dia 18.

A babá Bécassine chega a Paris para cuidar de Charlotte, filha de uma de suas tutoradas anteriores. Porém, ela e a menina acabam por se envolver em uma aventura repleta de humor, música e dança. Precisam ir de Paris à Marselha, de Ibiza à Lapônia, tentando desvendar o que teria acontecido com o pai de Charlotte, Edmond. Do que ele está fugindo? Que segredo ele está tentando proteger? A família de Charlotte escapará das garras do perverso Gaspard, um suposto amigo da família?

A princípio, suas roupas típicas da Bretanha – vestido verde, avental branco e meias listradas – podem parecer um tanto estranhas, mas a desajeitada Bécassine ganha o coração dos que a conhecem, tanto por sua doçura quanto pelas confusões em que se mete.

Um dos mais longevos personagens de quadrinhos da França em todos os tempos, Bécassine teve suas primeiras histórias lançadas como tiras de quadrinhos no começo do séc. XX, na revista francesa La Semaine de Suzette.

Na adaptação dos quadrinhos para o cinema, dirigida por Philippe Vidal, as atrizes Muriel Robin e Zabou Breitman dão voz, respectivamente, aos dois principais personagens do desenho: Bécassine e Charlotte. Mas a atuação de Zabou Breitman não parou por aí: ela ainda canta duas das músicas que integram a trilha sonora do filme, em dueto com a cantora e compositora parisiense Enzo Enzo.

TV Brasil apresenta teatro de bonecos e sombras no Curta Temporada de domingo

Programa sobre artes cênicas leva às telas a peça “Tatá – O Travesseiro.”

A edição inédita do Curta Temporada, ao ar às 23h de domingo (19) na TV Brasil, apresenta o espetáculo teatral “Tatá – O Travesseiro”, produção da Artesanal Cia. De Teatro. Tatá é um travesseiro e o melhor amigo de Lipe, garoto tímido e introspectivo. Juntos, eles vivem uma grande jornada pelo mundo dos sonhos.

O menino Lipe e seu travesseiro, Tatá, formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes.

Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele tenha sido sequestrado pelo Pirata dos Sonhos. O vilão, que não consegue sonhar, rouba o travesseiro das crianças, pois acredita os sonhos residam nos travesseiros.

O cenário principal é a cama do menino Lipe, onde a maioria das aventuras acontece.

A história é narrada pelo jogo entre bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos ou siameses – técnica em que parte do boneco é “vestida” pelo ator/manipulador –, máscaras, objetos e teatro de sombras.

A iluminação, sempre associada à trilha sonora, complementa a cena, fazendo de “Tatá – O Travesseiro” a peça ideal para crianças a partir dos três anos de idade.

Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, e precisa vencer seus medos e angústias por meio de sua imaginação.

“Apesar do universo lúdico no qual a história é inserida, o texto lida com questões muito profundas, que, certamente, despertarão no público uma identificação com o personagem principal”, diz o diretor e um dos autores do texto, Gustavo Bicalho.

Temas importantes aparecem no decorrer da história: adoção, bullying, separação. No palco, os atores Alexandre Scaldini, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira dão vida aos bonecos criados e confeccionados por Bruno Dante.

Sobre o Curta Temporada

Em cada edição, o Curta Temporada leva à TV Brasil uma obra marcante das artes cênicas, abre espaço para produções nacionais e mostra o universo do teatro na televisão.

A fim de encurtar a distância entre o grande público e o teatro, a série – apresentada pelo produtor e diretor de televisão Linei Lopes –, leva à TV um pouco da experiência de uma peça teatral, com performances de artistas consagrados e novos talentos.

Além da exibição dos espetáculos, o programa conta com entrevistas especiais. Linei conversa com integrantes das equipes para oferecer ao espectador mais detalhes da peça apresentada.