A Prefeitura de Salvador assumiu, temporariamente, a unidade do Itaigara Memorial do Caminho das Árvores (Espatódeas), em Salvador, através de Requisição Administrativa.
O município requisitou o prédio para a instalação do Hospital de Emergência para Tratamento contra o Coronavírus e, portanto, assumiu toda a gestão e operação da unidade, incluindo os profissionais de saúde.
A unidade das Espatódeas é totalmente independente dos serviços oferecidos pelo Itaigara Memorial, que está funcionando, exclusivamente, na unidade do bairro Itaigara, localizado no Centro Médico Linus Pauling.
Todos os exames e procedimentos de baixa e média complexidades, incluindo Endoscopias e Colonoscopias, estão sendo realizados no Itaigara, até que o imóvel do Caminho das Árvores seja devolvido pela Prefeitura.
O Itaigara Memorial não possui nenhum paciente em tratamento contra o coronavírus, uma vez que não tem UTI's e nem realiza procedimentos de emergência, sendo todos os seus atendimentos eletivos, ou seja, programados e com menor tempo de internação (todos os pacientes têm alta no mesmo dia).