De acordo com o documento Institute Digital News Report 2020, divulgado pela agência Reuters, o Instagram é uma das ferramentas de acesso a notícias mais populares do mundo. A análise foi feita em 12 países e mostra que o Brasil é quem mais consome informações por meio das redes sociais.
O Instagram teve um crescimento em sua popularidade de 3% para 36% nos períodos de 2014 a 2020; durante o período, a plataforma cresceu 3% na preferência dos usuários para acesso a notícias. O documento aponta que 2.058 brasileiros foram entrevistados e desse total 30% utiliza o Instagram com o intuito de se informar; 17% utiliza o Twitter.
Mesmo assim, o Facebook e o WhatsApp lideram no Brasil com 54% e 48%, respectivamente, como plataformas de acesso à informação. Contudo, o WhatsApp sofreu uma queda de 5% de 2019 até o atual momento.
A pesquisa também destaca que pela primeira vez as redes sociais ultrapassaram a TV na preferência dos usuários em consumo de informações. Segundo dados, as mídias sociais estão com 67% da preferência enquanto a TV está com 66%.