A cápsula Crew Dragon, da Space X, foi conectada na manhã deste domingo (31) à Estação Espacial Internacional (ISS), em órbita da Terra desde 2011. Como esperado, a manobra ocorreu de modo automático pela sonda.
A primeira missão tripulada realizada pelos Estados Unidos em nove anos levou os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley. Agora, eles terão que esperar que as verificações de vazamento e pressão sejam concluídas antes que possam desembarcar e se juntar à tripulação russa e americana que já está na ISS.
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, e a Agência Espacial Americana (Nasa), lançaram na tarde de sábado (30), às 16h22 (horário de Brasília), a Crew Dragon, acoplada ao foguete Falcon 9. A decolagem foi feita do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.
A expectativa é de que a dupla permaneça na estação espacial por pelo menos um mês acompanhada do comandante Chris Cassidy, da Nasa, e dos russos Ivan Vagner e Anatoli Ivanishin.
Animação
O lançamento da Crew Dragon e a acoplagem à Estação
Esta é a primeira vez em nove anos que os Estados Unidos fazem uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS). A previsão é que o voo até a ISS dure entre 19 e 20 horas.

A cápsula Crew Dragon
O lançamento inicialmente estava previsto para acontecer na última quarta-feira (27), mas foi adiado devido ao mau tempo. O foguete Falcon 9 transporta os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken.
A rampa usada foi a histórica 39/A, de onde partiram as famosas missões Apollo para a Lua e depois as do programa espacial Shuttle, encerrado em 2011.
A ação é a primeira de grande porte do acordo firmado entre a Nasa e empresas privadas do setor, como o caso da Space X e da Boeing.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice, Mike Pence, acompanharam o lançamento da nave, às 16h35 (horário de Brasília). "É incrível", afirmou o republicano.
A cápsula tem uma altura de 8,1 metros e 4 metros de diâmetro, com capacidade para 7 passageiros. A Estação Espacial orbita a Terra a uma distância de 400 quilômetros, a uma velocidade de 27.885 km/h, completando uma volta no planeta a cada 1,5 hora.