A Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ e AM 800 kHz RJ e BSB) apresenta uma programação especial no Dia da Literatura Brasileira comemorado hoje (1) com interprogramas a cada começo de hora. A emissora pública resgata gravações raras e exclusivas com autores que passaram pelos estúdios ao longo dos anos. A data remete ao aniversário do escritor José de Alencar, nascido em 1829, no Ceará.
A literatura, em suas mais diversas formas, sempre esteve presente na programação da Rádio MEC. A partir de registros preservados no acervo mantido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a emissora leva ao ar produções com e sobre alguns expoentes das letras no Brasil.
Uma das relíquias é Jorge Amado recitando trechos de "Gabriela, cravo e canela" em 1961. Autores como Érico Veríssimo, Caio Fernando Abreu e Raquel de Queiroz têm registros em que comentam o ato de escrever. Trechos de poemas, crônicas e romances de Fernando Sabino, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Vinícius de Moraes são declamados nas mais diferentes séries e programas.
Os ouvintes podem acompanhar essas e outras gravações históricas nas ondas do rádio, pelo aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site da emissora pública em http://mecfm.ebc.com.br.
Destaques da programação da Rádio MEC para o Dia da Literatura Brasileira
Jorge Amado (voz do autor): leitura de trecho de seu romance "Gabriela Cravo e Canela" em gravação feita em 1961 por ocasião da posse do escritor na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Érico Veríssimo (voz do autor): entrevista na década de 1960 por Paulo Autran para a Rádio MEC. Na ocasião, o escritor estava terminando seu romance "O senhor embaixador".
Caio Fernando Abreu (voz do autor): entrevista em 1981 para a série "Contistas brasileiros", produzida por Maurício Salles Vasconcelos.
Geraldo Carneiro (voz do autor): leitura do poema "O elogio das Índias Ocidentais", para a série "Belas Palavras".
Raquel de Queiróz (voz da autora): trecho da cerimônia de posse da autora na ABL em 1977 e trecho dramatizado de seu romance "O Quinze".
Fernando Sabino: ator do casting da Rádio MEC lê um trecho do romance "O encontro marcado", uma das mais reconhecidas obras de Sabino.
Cecília Meireles: leitura de trecho da crônica "O que se diz o que se entende", escrito para o programa de crônicas "Quadrante".
Ferreira Gullar: leitura do poema "Traduzir-se" pelo ator Paulo César Pereio.
Clarice Lispector: leitura do conto "Uma Galinha" pelo ator Hélio Ary em uma edição da série "Visão da Literatura".
Vinícius de Moraes: leitura do poema "São demais os perigos desta vida" e trechos de músicas com letra do poeta veiculados no programa "Ecos de uma era", de Pedro Paulo Colin Gil.
Anote!
O que: Programação especial para o Dia da Literatura Brasileira
Quando: Hoje (1) durante todo o dia
Onde: Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ e AM 800 kHz RJ e BSB), aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS e site http://mecfm.ebc.com.br