A série Cientistas Brasileiros entre os Melhores de amanhã (30) às 23h45, na TV Cultura, destaca o trabalho de Vanderlei Bagnato. Através de pesquisas na biofotônica criou metodologias inovadoras para a saúde, como para o câncer de pele. Com a terapia fotodinâmica, desenvolveu um método para diagnóstico, tratamento e cura da doença através do uso da luz.
Como um dos cientistas mais premiados do Brasil, no CEPOF é responsável pelas principais pesquisas em relação a interação da luz com a matéria. Ele conduz o trabalho desde entender melhor a natureza atômica da matéria até o tratamento de doenças e sua detecção. "Conhecendo bem os átomos e as moléculas podemos começar a entender como eles se comportam em diversos ambientes", explica Vanderlei.
Doutor em física pelo Massachusetts Institue of Technology, ele atua na área de física atômica e aplicações da óptica nas ciências da saúde. No Instituto de Física da USP de São Carlos é professor titular, e com sua equipe atua a frente do CEPOF (Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica).
"É importante que a ciência e a medicina sejam acessíveis a toda população. Temos que buscar soluções que a sociedade pode lidar com elas", ressalta Vanderlei, que também acrescenta falando que não se pode ter uma medicina que dependa do poder aquisitivo de todos. A exibição vai ao ar .